SóProvas


ID
2935333
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as relações de uma economia com o "Resto do Mundo", assinale a alternativa que apresenta a identidade macroeconômica básica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A . Entre os desdobramentos do PIB encontram - se que Investimento(I) = Poupança (S). Com isso, em relação ao resto do mundo: I = S privada+ S governo + S Externa. Essa identidade macroeconômica indica que dado recurso disponível para investimento, ele deve ser poupado em quantidade respectiva por um agente disposto a concedê-lo e isso pode ser no Brasil ou no resto do mundo. Isso ocorre, pois o dinheiro não se cria, sendo meramente transferido dentro da própria economia.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte:   Celso Natale - Estratégia

    Quando incluímos o governo e o resto do mundo na economia, a despesa passa a ser igual à soma dos gastos das famílias, das empresas, do governo e do resto do mundo: 

    • D=C+I+G+X-M 

    A renda, por sua vez, passa a ser destinada ao consumo, aos impostos (T) e à poupança. 

    • R=C+S+T 

    Igualando renda e despesa, temos: 

    • C+I+G+X-M=C+S+T 
    • C+I+G+X-M=C+S+T 
    • I+G+X-M=S+T 
    • I=S+T-G+M-X 

    A expressão acima nos traz algumas informações importantes. Observe que T-G são os impostos que o governo recebe menos os seus gastos, ou seja, é a poupança do governo. M-X, por sua vez, são as importações (valores que o resto do mundo recebe da economia em questão) menos as exportações, ou seja, é a poupança externa. Sobra S, que continua sendo a poupança privada (das famílias). Vamos colocar os novos conceitos na identidade: 

    • I=Sp +Sg +Sext 

    =-=-=

    INDO MAIS FUNDO !

    Essa igualdade(I=Sp +Sg +Sext) nos leva a algumas conclusões importantes a respeito da influência do governo na economia. Caso o governo gaste mais do que arrecada, sua poupança será negativa. Como resultado, os investimentos serão menores, indicando que a poupança está sendo utilizada para financiar o governo em vez das empresas, ou a poupança externa será maior, indicando que o governo está sendo financiado pelo resto do mundo.

  • Questão sobre identidades macroeconômicas, tema de macroeconomia.

    Vamos analisar a proposição:

    A identidade cobrada é uma das mais importantes e recorrentes, qual seja: investimento é igual à poupança (I = S). Isto é, o investimento realizado por determinada economia é financiado pela poupança contida e/ou destinada a essa economia.

    No entanto, essa poupança agregada é desmembrada em três partes distintas, quais sejam: a poupança do setor privado (Sp), a poupança do governo (Sg) e a poupança do setor externo (Se). Essas variáveis podem ter valores positivos ou negativos e uma pode compensar o valor negativo da outra, isso ocorre muito com a poupança externa (que é o saldo das transações correntes do balanço de pagamentos com sinal invertido) e com a poupança do governo em determinados momentos (quando os gastos superam as receitas).

    Portanto, o único gabarito possível é aquele representado por I = Sp + Sg + Se. Todos os outros estão incompletos.


    Gabarito do Professor: Letra A.