-
Gabarito: C
Mas fiquei na duvida, pois restituir é devolver oque foi perdido/tomado. Retiraram oque do pesquisador? A letra B parece mais razoavel...
-
Marquei a B, promover a difusão de conhecimentos empíricos. Promover a difusão de conhecimentos não sabidos/ desconhecidos. Enfim!!
-
Concordo com o Rafael Godoy, além do mais, o pesquisador não deve se distanciar do objeto de análise para não criar uma pesquisa tendenciosa? Então como ele é ativo no processo de construção do conhecimento? Sigo na dúvida.
-
A letra b) está incorreta, não apenas porque acertei, mas vou dizer a lógica que usei para acertar.
A letra b) se utiliza apenas da ideia do professor instrumento para uso da difusão do conhecimento. O que é incorreta, pois o próprio excerto de texto citado como referência, trás que o conhecimento é um processo de construção de estudo, e tudo pode ser estudado. Porém, quem continua como sujeito ativo do estudo não é o conhecimento em si, que sozinho não protagoniza nada, ainda sim necessidade do sujeito ativo, pesquisador, para ratificá-lo, protagonizá-lo, publicá-lo para conhecimento comum a todos.
Foi isso que entendi ao ler toda a questão e o que me veio a mente para marcar a letra c).
-
Letra C
A B está incorreta, pois o método empírico é baseado no positivismo a pesquisa deve ser qualitativa, o método empírico considera apenas o que é provado e a pesquisa nesta perspectiva vai além disso, deve ser reflexiva e transformadora.
-
A resposta certa é a C.
-
O erro da letra B está em dizer apenas empírico, ou seja, baseados apenas em experiências vividas e observadas, quando na verdade, a pesquisa precisa estar articuladora de um processo empírico-teórico (teoria e prática), como dito no próprio excerto do texto citado como referência.