GABARITO: A
Olá, colega Matheus Oliveira!
Vírus de Macro existem em outros programas. Mas o Office, até por sua popularidade, foi sempre o alvo mais comum. Um vírus conceitual criado em 2006 provou que é possível criar pragas digitais em forma de macro para o OpenOffice e derivados (como o LibreOffice). Mas esses programas também bloqueiam macros antes da execução e, assim como nas versões recentes do Office, não há relatos de qualquer epidemia de documentos contaminados.
Mas afinal de contas, o que é MACRO?
MACRO é uma série de rotinas personalizadas para serem feitas automaticamente no Word, ou no Excel, ou no Power Point ou qualquer outro programa que suporte VBA ( linguagem usada nas macros) . Você pode criar uma macro para acrescentar um cabeçalho automaticamente ou para abrir o Painel de Controle apenas com uma combinação de teclas ou ainda para retirar todas as cedilhas, acentos etc de um texto. A macro é quase um programa, interno a outro programa.
O VÍRUS DE MACRO: são inseridos como códigos MAliciosos e podem fazer COpias dele mesmo e se Reproduzem. NÃO estão escondidos na forma de um arquivo executável (.EXE, .COM) ou imagens ( JPEG e GIFS animados), mas em um inocente documento do Word ou numa planilha do Excel ou Power Point entre outros.
Será que meu computador está com esse vírus? Se você verificar algum dos abaixo relacionados, provavelmente seu computador já está infectado:
- quando você tenta salvar um arquivo, ele salva com a extensão .DOT em vez de .DOC;
- todos os arquivos do Word são salvos assim que você o fecha, como Doc1.doc, ou Doc2.doc, e assim por diante, sem sequer perguntar se quer salvá-lo ou não;
- uma mensagenzinha fica correndo pelo rodapé da janela do Word;
- palavras ficam aparecendo sem você digitá-las e imediatamente se apagam;
- a impressora trava sem explicação;
- o computador fica "trabalhando" (ampulheta) do nada.
O vírus de computador infecta arquivos executáveis e se propaga para outros arquivos executáveis quando é executado.
O vírus de macro infecta arquivos produzidos pelo Office (documentos, planilhas e apresentações) e se propaga para outros arquivos do pacote de aplicativos.
Um vírus de macro poderá infectar documentos do Word, planilhas do Excel e apresentações do PowerPoint.
Gabarito: Letra A.
Comentário do Professor!!!