Itens A e E- Os anos oitenta, sinalizam a maturidade teórica e política do projeto profissional evidenciada na organização político‐sindical da categoria, na produção teórica, em sua capacidade crítica de interlocução com outras áreas do conhecimento, em seu desenvolvimento na área da pesquisa, em sua incorporação “de vertentes críticas com destaque para as inspiradas na tradição marxista” (NETTO, 1999, p. 102)
Item B - O projeto ético-político do serviço social ainda está em construção exclusiva pelo Conselho Regional do Serviço Social (CRESS), fortemente tensionado pelos rumos neoliberais da sociedade e por uma reação conservadora no seio da profissão na década que transcorre.
C-O avanço do projeto nos anos 1980 deveu‐se à construção de elementos que o matizaram entre nós, entre eles, o Código de Ética de 1986. Nele tivemos o coroamento da virada histórica promovida pelas vanguardas profissionais. Tratou‐se da primeira tentativa de tradução, não só legitima como legal.
D-"A programática que é a substância do projeto ético-político profissional do Serviço Social brasileiro resulta da articulação que vincula esses três níveis da constituição profissional: a legislação que regula o exercício da profissão, o seu código de ética e os parâmetros da formação acadêmica. Nestes três pilares assenta o projeto ético-político profissional"
A construção do PEPSS. José Paulo Netto e O projeto ético-político do serviço social. Marcelo Braz.