SóProvas


ID
2937820
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São João de Pirabas - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A vinculação entre o Serviço Social e a questão social no Brasil não ocorreu por acaso, mas, sim, como resultado de uma relação histórica pela via da formação social brasileira.


Sobre o processo histórico na formação da questão social brasileira, assinale a alternativa errada.

Alternativas
Comentários
  • Por favor, peçam comentário para o professor.

  • Fui por eliminação, pois a letra A e D se contradizem; pelo contexto, optei pela letra D.

  • Com certeza essa questão não foi elaborada por um Assistente Social, pois o contexto brasileiro de reconhecimento de questão social por parte do Estado se dá a partir da década de 1930 ...

  • Muito estranha esta questão.

  • Questão sem noção!

  • Analisando novamente a questão fiquei entre a D e E.

    A letra é fala da reconstrução da questão social no Brasil. Partindo do ponto de que não existe uma nova questão social, considero equivocada.

  • Para entender essa questão, e porque está ERRADA, deve-se conhecer a Historia de Marques de Pombal.

    Sebastião José de Carvalho e Melo nasceu em 13 de maio de 1699 em Lisboa, freguesia das , sendo baptizado a 6 de Junho do dito ano na Capela da mesma invocação, sita na Rua Formosa, que pertencia à sua família

    Aboliu também a  nas , reorganizou o  e a , reestruturou a  acabando com a discriminação dos "" (pelo menos em parte), contratando prestigiados professores estrangeiros e equipando-a com aparelhos científicos modernos. Apesar dessa reestruturação da Universidade de Coimbra o número de alunos universitários baixa de 4500 para apenas 500 devido ao desastre educacional que resultou das reformas do Marquês no ensino não universitário. Mas uma das mais importantes reformas foi nos campos das  e , com a criação de companhias e associações corporativas que regulavam a actividade comercial, assim como a reforma do sistema fiscal.

    O Marquês de Pombal morreu pacificamente na sua propriedade em  de . Os seus últimos dias de vida foram vividos em  e na Quinta da Gramela, propriedade que herdara de seu tio, o  Paulo de Carvalho e Ataíde, em 1713.

    Em resumo, essa criatura nunca esteve no Brasil e muito menos elaborou Constituição de 1889.