SóProvas


ID
2938021
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nos últimos 29 anos, o país foi às ruas em três momentos decisivos: na campanha das diretas, no “Fora Collor” e nas revoltas de junho. Essas manifestações tiveram origem no desencontro entre os políticos e os cidadãos, na surdez da política em relação à estridente voz da população.

(Revista Veja. Edição especial 2340. Setembro de 2013, p. 74.)

Em junho de 2013, as ruas do Brasil foram tomadas por milhões de brasileiros, em sua maioria jovens, que expressaram um grande descontentamento com os rumos do país. Sobre este histórico momento, analise.

I. As manifestações tiveram como estopim o movimento pela redução das tarifas de transporte público, que foi violentamente reprimido em São Paulo pela polícia militar.

II. Depois de se espalharem por todo o país, os atos foram além das reivindicações originais (transportes), dando vazão a inúmeras questões que inquietavam a população.

III. Vários partidos políticos, principalmente os de oposição, aderiram às manifestações, transformando-se em apoiadores e liderando os atos em vários estados.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Não tô lembrado da polícia "reprimindo violentamente" as manifestações de 2013. Até onde sei, vandalismo não é manifestação (black blocs)

  • E alguns partidos aderiram sim ao movimento, questãozinha política.

  • Os protestos no Brasil em 2013, também conhecidos como Manifestações dos 20 centavos, Manifestações de Junho ou Jornadas de Junho, foram várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais.

  • A PMESP exerceu a sua competência constitucional, garantia da ordem publica, bem como incolumidade das pessoas. Manifestações com respeito à lei não tiveram qualquer intervenção da PMESP

  • movimento brasil livre não teve viés politico não?

  • Letra D

    A Manifestações dos 20 centavos inicialmente surgiu para contestar os aumentos nas tarifas do transporte púbico, principalmente nas principais capitais, houve 696 protestos em todo o país, com 2.608 pessoas detidas, oito casos de morte relacionados às manifestações e 117 jornalistas feridos, inúmeros casos de agressão policial, além disso houve vaias para quem levantava bandeiras de partidos políticos.

    -O Globo

  • QUESTÃO POBRE. VI NA PRÁTICA, EM MEU ESTADO, REPRESENTANTES DE PARTIDOS POLÍTICOS DA OPOSIÇÃO IREM ÀS RUAS JUNTAMENTE COM OS MANIFESTANTES. TIPO DE QUESTÃO QUE NEM SE DEVE INVESTIR TEMPO.

  • ATENÇÃO! Questões como esta são tendência... Não deixem que o juízo de valor os levem ao erro!

    I. As manifestações tiveram como estopim o movimento pela redução das tarifas de transporte público, que foi violentamente reprimido em São Paulo pela polícia militar. (A POLÍCIA ADMITIU EXCESSOS)

    III. Vários partidos políticos, principalmente os de oposição, aderiram às manifestações, transformando-se em apoiadores e liderando os atos em vários estados. (ATENÇÃO AOS TERMOS: TRANSFORMANDO-SE E VÁRIOS).

  • A polícia reprimiu os Black Bloc's e alguns partidos TENTARAM aderir as manifestações, mas foram expulsos como o Aécio Neves do PSDB que foi expulso de uma das manifestações, o vídeo está até no Youtube.

  • Pra quem viveu nessa época é difícil acertar essa, na prática foi bem diferente.

  • Questão podre

  • questão equivocada. qm viveu a realidade sabe muito bem, imagina o tanto de erro que eles cometem em questões que não vivemos a realidade pra saber ? ridiculo...

  • Pra mim que sou professor de história e vivi o período relatado, só posso afirmar que essa questão é uma tristeza tremenda, totalmente parcial.

  • I. De fato, as manifestações tiveram como estopim o movimento pela redução das tarifas de transporte público. Por outro lado, considero um exagero falar que essas manifestações foram violentamente reprimidas em São Paulo pela polícia militar, já que a repressão estatal ocorria principalmente quando havia depredação de patrimônio, fosse privado ou público. De qualquer forma, este item foi considerado como correto pela banca. ITEM CORRETO

    II. Exato! As manifestações se espalharem por todo o país e os atos foram além das reivindicações originais (transportes), dando vazão a inúmeras questões que inquietavam a população. ITEM CORRETO.

    III. Nas manifestações havia mais envolvimento de partidos que faziam parte da base do governo, como o PSOL, que tinha conexão com os black blocks, do que envolvimento dos partidos de oposição. De forma geral, no entanto, costuma-se dizer que as manifestações de 2013 foram apartidárias e sem o envolvimento de políticos tradicionais, fossem eles de direita ou de esquerda, que costumavam se manifestar apenas por meio de redes sociais. ITEM INCORRETO

    Gabarito: D

  • kkk essa consulplan esta de brincadeira. Eu participei da organização na epoca, e o que mais tinha la era pessoal de partido politico; grande parte de esquerda mais tinha partido de direita tambem.

  • Esse é o problema de muitas questões. O que é certo? Oque ocorreu de fato ou no ponto de vista deles..

  • Naquela época o "gigante acordou" porque houve aumento de alguns centavos a mais na tarifa do Bus e da gasolina que girava em torno de 2,80.

    Hoje a gasolina tá 7 reais, a tarifa de Bus quase 5 conto, mas o gigante parece que ainda continua dormindo...

    Gabarito D