SóProvas


ID
2938267
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A concentração final da preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos sob a forma líquida a ser utilizada em serviços de saúde, o tempo de contato com a pele e o tipo de luva recomendada pela ANVISA (2018), para uso nesses casos, respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • 2. Requisitos básicos para a seleção de produtos para higiene das mãos em serviços de saúde (fricção antisséptica das mãos)

    Ao selecionar a preparação alcoólica para a HM, seja para uso inicial ou ao reconsiderar a adequação de produto já disponível, é importante, além da averiguação do devido registro ou notificação na Anvisa, utilizar critérios precisos para o alcance de um produto de qualidade que proporcione uma melhor adesão à prática apropriada e sustentada da HM, prevenindo as IRAS. Requisitos importantes para a aquisição destas preparações são descritos a seguir.

    2.1. Verificação da eficácia antimicrobiana das preparações alcoólicas

    A eficácia antimicrobiana da preparação alcoólica das mãos depende do tipo de álcool utilizado, da concentração, da técnica e do tempo de contato com a pele das mãos (BRASIL, 2009; KAWAGOE, 2009b). A maioria das preparações alcoólicas para HM disponíveis no país contém etanol (álcool etílico), mas também podem conter isopropanol (álcool isopropílico), ou, ainda, uma combinação de dois destes álcoois (BRASIL, 2009). A concentração final da preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos a ser utilizada em serviços de saúde deve cumprir com o estabelecido na RDC n° 42/2010, ou seja, entre 60% a 80% no caso de preparações sob a forma líquida e concentração final mínima de 70%, no caso de preparações sob as formas gel, espuma e outras (BRASIL, 2010). Quanto ao tempo de contato com a pele das mãos, recomenda-se que a HM com preparações alcoólicas nos serviços de saúde seja feita durante 20 a 30 segundos, friccionando-se as mãos em todas as suas superfícies. A técnica correta no momento certo é a garantia de cuidado seguro para os pacientes, e requer a HM nos cinco momentos críticos (BRASIL, 2013c).

    fonte: NOTA TÉCNICA Nº01/2018 GVIMS/GGTES/ANVISA: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE

  • A utilização de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Evitar a transmissão cruzada de microrganismos entre os pacientes e as infecções relacionadas ao contato.

    A duração do procedimento da “fricção das mãos com preparação alcoólica antisséptica deve ter duração de no mínimo 20 a 30 segundos” (MS/ANVISA/FIOCRUZ, 2013).