SóProvas


ID
2939113
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A socialização é o processo pelo qual os indivíduos são introduzidos ao mundo e à sociedade nas quais vivem, interpretando e incorporando, em parte, os seus padrões culturais e alguns elementos básicos da sua personalidade. Esse processo, também percebido no contexto das organizações, pode ser classificado como primário e secundário.

Com relação ao entendimento do processo da socialização, assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A socialização é uma das práticas por meio da qual se transfere valores, crenças e princípios aos novos membros de uma organização na ocasião em que nela ingressam. Nesse momento, são revelados os elementos da cultura e os padrões de comportamento valorizados pela organização para que os novos membros se ajustem a eles.

    Após vencerem os obstáculos do processo seletivo, os candidatos são admitidos na organização e se tornam novos membros. Contudo, antes que iniciem suas atividades, as organizações procuram integrá-los em seu contexto, condicionando-os às suas práticas e filosofias predominantes por meio de cerimônias de iniciação e de aculturamento social, ao mesmo tempo que tentam exercer o desprendimento de antigos hábitos e prejuízos arraigados e indesejados que devem ser banidos do comportamento do recém-iniciado.

    Gestão de Pessoas - O novo papel dos recursos humanos nas organizações - Idalberto Chiavenato - 4ª Ed.

    Gabarito: C

  • Os processos de socialização estão classificados em dois tipos:

    • Socialização Primária: como o próprio nome já indica, esse tipo de socialização ocorre na infância e se desenvolve no meio familiar. Aqui, a criança tem contato com a linguagem e vai compreendendo as relações sociais primárias e os seres sociais que a compõem. Além disso, é nesse estágio em que são interiorizados normas e valores. A  torna-se a instituição social mais fundamental desse momento.
    • Socialização Secundária: nesse caso, o indivíduo já socializado primariamente vai interagindo e adquirindo papéis sociais determinados pelas relações sociais desenvolvidas, bem como a sociedade que está inserido. Se por acaso o sujeito social teve uma socialização primária afetada, isso poderá gerar diversos problemas na sua vida social, uma vez que o primeiro momento de socialização é essencial na construção do caráter do indivíduo.