SóProvas


ID
2939959
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A conta “ações em tesouraria” tem por objetivo registrar as aquisições que a empresa faz de suas próprias ações no mercado. Essa conta deverá figurar, necessariamente, no:

Alternativas
Comentários
  • Patrimônio Líquido

    Art. 182. A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada.

    § 1º Serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:

    a) a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias;

    b) o produto da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição;

    § 3  Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3  do art. 177 desta Lei. 

     4º Serão classificados como reservas de lucros as contas constituídas pela apropriação de lucros da companhia.

    § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

  • A conta Ações em Tesouraria é utilizada para "armazenar" as ações da entidade compradas por ela mesma!

    Se trata de uma retificadora/redutora do Patrimônio Líquido, ou seja, está dentro do PL, mas com saldo contrário às demais contas, reduzindo seu valor total.

    Ainda, a título de observação, as ações que estão em tesouraria não possuem direito à voto!

  • Ações de tesouraria = conta redutora do patrimônio liquido, ora são ações da empresa, adquiridas pela própria empresa.