SóProvas


ID
2940061
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à forma como as despesas do governo e os impostos afetam o mercado de capitais, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I Aumentos nos impostos reduzem a renda disponível, e isto desloca a curva de poupança para a direita. A taxa de juros real de equilíbrio é mais baixa e o investimento é menor.

II Quando o governo gasta mais do que arrecada, deve tomar empréstimos para financiar seu déficit. O déficit reduz a poupança nacional provocando alta das taxas de juros reais e redução do investimento privado.

III Quando o governo gasta menos do que arrecada, eleva a poupança nacional, aumentando os fundos disponíveis para os tomadores privados de empréstimos. Isso provoca redução das taxas de juros reais e aumento do investimento privado.


As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • I Aumentos nos impostos reduzem a renda disponível, e isto desloca a curva de poupança para a direita (essa curva e deslocamento não existem). A taxa de juros real de equilíbrio é mais baixa e o investimento é menor. (se a taxa de juros é menor o investimento é maior)

    Gab e)

  • Fiquei em dúvida sobre a tal curva da poupança. Mas, se existe menosbpoupanca a taxa de juros aumenta. Outro erro que identifiquei.

  • GABA e)

    ↑ taxa de juros ↓ estímulo para se investir

  • Questão sobre gastos e receitas do governo, equilíbrio orçamentário e os diferentes impactos na economia.

    Vamos verificar as afirmativas:

    I - FALSA. Aumentos nos impostos, de fato, reduzem a renda disponível, no entanto isso não se relaciona, diretamente, com a poupança já que esta pode ser privada, estrangeira e também, inclusive, do governo. Ademais, se a taxa de juros real é mais baixa, o investimento tende a ser maior.

    II - VERDADEIRA. De fato, uma das formas de financiar o déficit do governo por gastos maiores do que as receitas são os empréstimos. O déficit do governo (escassez de poupança do setor público) será compensado pela poupança privada ou estrangeira, com menor quantidade de recursos na economia para se emprestar a quem necessita, as taxas de juros reais tendem a se elevar e, consequentemente, os investimentos tendem a se reduzir.

    III - VERDADEIRA. Notem que essa afirmativa é, exatamente, o oposto da anterior. Haverá, nesse caso, poupança do governo, a quantidade de recursos emprestáveis na economia aumenta, as taxas de juros reais tendem a se reduzir e, consequentemente, os investimentos tendem a se elevar.

    Portanto, temos F - V - V.


    Gabarito do Professor: Letra E.