SóProvas


ID
2940127
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Embora, rigorosamente, somente se possa afirmar que a demanda do bem X é elástica ou não em relação a seu preço a partir de uma comprovação empírica, existem algumas regras práticas atribuídas a Marshall que permitem uma avaliação a priori do valor da elasticidade-preço da demanda. Com relação à elasticidade-preço da demanda, quanto maior o grau de utilidade do produto para o consumidor, é possível dizer que:

Alternativas
Comentários
  • ·        Quanto maior o grau de utilidade (satisfação) do produto para o consumidor menos elástica será sua demanda.

  • Elástica -> produtos supérfluos (bolacha, chocolates...); não tem necessidade.

    Inelástica -> produtos úteis (arroz, feijão...); tem necessidade.

  • GABA b)

    Por isso o governo adora aumentar alíquota de medicamentos (inelásticos); ou compra, ou morre.

  • Questão que aborda o tema de elasticidade-preço da demanda da teoria do consumidor na microeconomia.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADA. Sim, a renda influencia a demanda tanto de bens inferiores como normais. Porém, o que isso tem a ver com a elasticidade-PREÇO da demanda? Nada.

    B) CERTA. Se o bem proporciona grande utilidade para o consumidor (seja por ser um bem essencial ou, ainda que supérfluo, por desejá-lo muito), ele estará menos disposto a deixar de adquirir esse produto mesmo com aumento de preço. Assim, sua demanda por esse bem tende a ser inelástica ou "menos elástica" a variações no preço.

    C) ERRADA. Elasticidade-preço unitária (igual a 1) é uma elasticidade neutra, isto é, um aumento de 10% no preço provoca redução de 10% na quantidade. Isso não revela que esse produto proporciona grande utilidade para esse consumidor.

    D) ERRADA. Demanda elástica é aquela que diminui mais do que proporcionalmente a aumentos no preço, isso demonstra que esse produto não é tão essencial ou, melhor ainda, não proporciona grande utilidade para esse consumidor.

    E) ERRADA. Demanda não se alterar é um pouco forte demais, um bem inelástico também tem sua demanda alterada por variações no preço, porém menos do que proporcionalmente.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • São os chamados bens essenciais.