Para quem ficou em dúvida sobre as outras alternativas, assim como eu, segue uma fonte:
Um banco de dados replicados armazena cópias completas (réplicas) de todo o banco de dados em mais de um local. Esse arranjo fornece um backup no caso de falha ou problemas com o banco de dados centralizado. O sistema também melhora o tempo de resposta, porque está no mesmo local (está muito perto) dos usuários. O lado negativo é que o sistema é muito mais caro de ser implementado e mantido, porque cada réplica precisa ser atualizada conforme os registros vão sendo adicionados, modificados e deletados de qualquer um dos bancos de dados. As atualizações podem ser feitas ao final do dia ou por agendamento determinado de acordo com as necessidades do negócio. Do contrário, os vários bancos de dados terão dados conflituosos.
Por outro lado, um banco de dados particionados é dividido de modo que cada local tenha uma parte do todo – normalmente, a parte tem relação com as necessidades locais do usuário. Os bancos de dados particionados fornecem a rapidez de resposta de arquivos locais sem a necessidade de replicar todas as alterações em múltiplos locais. Uma vantagem significativa de um banco de dados particionados é que os dados nos arquivos podem ser inseridos de modo mais rápido e mantidos de forma mais precisa pelos usuários imediatamente responsáveis pelos dados.
Fonte: Tecnologia da Informação para Gestão: Em Busca do Melhor Desempenho Estratégico e Operacional - Efraim Turban, Linda Volonino