SóProvas


ID
2940613
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao fundamentar a assistência de enfermagem nos princípios de segurança do paciente, o enfermeiro adotará como medida de prevenção de úlcera por pressão (UPP):

Alternativas
Comentários
  • a. Limpe a pele sempre que estiver suja ou sempre que necessário. É recomendada a utilização de água morna e sabão neutro para reduzir a irritação e o ressecamento da pele .

    b.Use hidratantes na pele seca e em áreas ressecadas, principalmente após banho, pelo menos 1 vez ao dia. A pele seca parece ser um fator de risco importante e independente no desenvolvimento de úlceras por pressão. Durante a hidratação da pele, não massagear áreas de proeminências ósseas ou áreas hiperemiadas. A aplicação de hidratante deve ser realizada com movimentos suaves e circulares.

    OBS: A massagem está contra-indicada na presença de inflamação aguda e onde existe a possibilidade de haver vasos sanguíneos danificados ou pele frágil. A massagem não deverá ser recomendada como uma estratégia de prevenção de úlceras por pressão.

    d. O reposicionamento deve ser feito usando 30º na posição de semi-Fowler e uma inclinação de 30º para posições laterais (alternadamente lado direito, dorsal e lado esquerdo), se o paciente tolerar estas posições e a sua condição clínica permitir. Evitar posturas que aumentem a pressão, tais como o Fowler acima dos 30º, a posição de deitado de lado a 90º, ou a posição de semi-deitado 

    e. Quando possível, oferecer um aparador (comadre ou papagaio) nos horários de mudança de decúbito. Controlar a umidade através da determinação da causa. Usar absorventes ou fraldas)

    OBS: Observação: Além da incontinência urinária e fecal, a equipe de enfermagem deve ter atenção a outras fontes de umidade, como extravasamento de drenos sobre a pele, exsudato de feridas, suor e extravasamento de linfa em pacientes com anasarca que são potencialmente irritantes para a pele.

  • Para a prevenção por úlcera de pressão deve-se limpar a pele sempre que estiver suja ou sempre que necessário. É recomendada a utilização de água morna e sabão neutro ou próximo ao pH da pele para reduzir a irritação e o ressecamento da pele e evitar o uso de água quente e excesso de fricção da pele.

    Não massagear áreas de proeminências ósseas ou áreas de hiperemia, a aplicação de hidratante deverá ser feita com movimentos suaves.

    A alternativa C está correta quando coloca que deve-se atentar para o extravasamento de drenos sobre a pele, exsudato de feridas e extravasamento de linfa, que são potencialmente irritantes para a pele.

    Sempre que possível, elevar a cabeceira do leito até no máximo 30 graus. Os indivíduos devem ser posicionados e apoiados de forma a evitar que deslizem na cama e criem forças de cisalhamento.

    Cisalhamento é causado pela interação da gravidade com a fricção, é o que ocorre quando a cabeceira da cama é elevada acima de 30°. Portanto para proteção contra o cisalhamento deve-se manter o leito até 30°.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Bibliografia

    http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/04/6.-Seguranca-do-Paciente-prevencao-de-Lesao-por-Pressao-LP.pdf