SóProvas


ID
2940640
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na intoxicação alcoólica, de acordo com o estado do paciente, devem-se conduzir medidas gerais de suporte à vida. A maioria dos casos não requer tratamento farmacológico; no entanto, ao observar alcoolemia a partir de 150mg% deve-se intervir. Em relação ao tratamento da intoxicação alcoólica, observe as afirmativas a seguir.

I Por ser em geral um processo autolimitado, muitas vezes basta assegurar a interrupção da ingesta de álcool, proporcionar ambiente seguro e livre de estímulos e posicionar o paciente em decúbito lateral.

II No comportamento heteroagressivo, pode ser necessária a contenção química. Nesse caso, utiliza-se de preferência um neuroléptico de alta potência, como o benzodiazepínico 5mg IM.

III O uso de soro fisiológico e glicose hipertônica é recomendado apenas no caso de evidência de desidratação e hipoglicemia.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:

    I Por ser em geral um processo autolimitado, muitas vezes basta assegurar a interrupção da ingesta de álcool, proporcionar ambiente seguro e livre de estímulos e posicionar o paciente em decúbito lateral.

    III O uso de soro fisiológico e glicose hipertônica é recomendado apenas no caso de evidência de desidratação e hipoglicemia.

  • Tratamento da intoxicação alcoólica:

    - Por ser em geral um processo autolimitado, muitas vezes basta assegurar a interrupção da ingesta de álcool, proporcionar ambiente seguro e livre de estímulos, e posicionar o paciente em decúbito lateral (para evitar, em caso de vômito, a broncoaspiração).  Portanto a primeira afirmativa está correta.

    - No caso de comportamento heteroagressivo, pode ser necessária a contenção física no leito e a contenção química. Nesse caso utiliza-se de preferência um neuroléptico de alta potência, como haloperidol 5mg IM, aplicado em intervalos de 30 minutos, até a sedação. Alcançada a sedação, abandona-se a contenção física.  A segunda afirmativa está errada já que a banca misturou neuroléptico com benzodiazepínicos, sem contar que não se deve utilizar  Benzodiazepínicos para tratamento da intoxicação alcoólica.

    - O uso de soro fisiológico e glicose hipertônica é recomendada apenas no caso de evidência de desidratação e hipoglicemia. A terceira afirmativa está correta.

    Mais um item que deve ser considerado no tratamento que complemente a segunda afirmativa é:

    - Deve-se evitar a utilização de medicações com efeito cruzado em associação ao álcool, como os benzodiazepínicos e anti-histamínicos (prometazina) e investigar o uso destas medicações pelo indivíduo.

    Gabarito do Professor: Letra E

    Bibliografia

    Brasil. Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de saúde – SMS, Superintendência de Atenção Primária. Guia de Referência Rápida, Álcool e Outras Drogas, Tratamento e acompanhamento de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Versão Profissional Série F. Comunicação e Educação em Saúde. 1° edição, Rio de Janeiro, 2016.


  • a opção II está errada pois BZD não é neuroléptico.

  • Comentando a II

    Os benzodiazepínicos têm ação sedativa e ansiolítica, que levam à rápida tranquilização do paciente. Podem causar depressão respiratória, sedação excessiva, ataxia e desinibição paradoxal. Devido ao efeito depressor do sistema nervoso central, devem ser evitados em pacientes intoxicados por outros depressores como álcool, barbitúricos ou opioides. Essa classe de psicofármacos também deve ser evitada em pacientes com função respiratória prejudicada ou com suspeita de traumatismo crânio-encefálico.

    FONTE: MANEJO DE PACIENTE AGITADO E AGRESSIVO

    http://www.scielo.br/pdf/rbp/v32s2/v32s2a06.pdf