SóProvas


ID
2940652
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das principais estratégias para ampliação do acesso ao cuidado em saúde mental é a priorização das ações de saúde mental na Atenção Primária à Saúde. Para o melhor manejo da saúde mental na Atenção Primária à Saúde, propõe-se um trabalho compartilhado de suporte às equipes, por meio:

Alternativas
Comentários
  • Letra A:

    A partir de 2001, uma série de documentos sobre a articulação entre a saúde mental e a atenção básica. As principais diretrizes para esta articulação são:

    . Apoio matricial de saúde mental às equipes de ESF: aumento da capacidade resolutiva das equipes;

    . Priorização da saúde mental na formação das equipes da atenção básica;

    . Ações de acompanhamento e avaliação das ações de saúde mental na atenção básica;

    Uma das principais estratégias propostas é a criação de equipes de apoio matricial, cuja função consiste nas ações de supervisão, atendimento compartilhado e capacitação em serviço, realizado por uma equipe de saúde mental para equipes ou profissionais da atenção básica.

    Referência

    TANAKA, Oswaldo Yoshimi; RIBEIRO, Edith Lauridsen. Ações de saúde mental na atenção básica: caminho para ampliação da integralidade da atenção. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 14, n. 2, p. 477-486, Apr. 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000200016&lng=en&nrm=iso>. access on 13 June 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000200016.

  • A Atenção Primária é a porta de entrada para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), portanto a equipe deve estar apta a receber diversos tipos de problemáticas. Os profissionais da Atenção Básica (AB) recebem pacientes da área da saúde mental, para isso necessitam de um preparo que é recebido por profissionais especialistas, que é chamado de apoio matricial.

    O apoio matricial visa a proporcionar suporte técnico, em áreas específicas, às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde. Assim, torna se possível compartilhar casos/situações com a equipe de saúde local, favorecendo a co-responsabilização, ou seja, um suporte técnico especializado que é ofertado a uma equipe interdisciplinar em saúde a fim de ampliar seu campo de atuação e qualificar suas ações.

    Portanto a única alternativa quer traz a definição do trabalho compartilhado entre as equipes é a alternativa A.

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.



  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.