SóProvas


ID
2940667
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lavagem gástrica é um procedimento de urgência que deve ser realizado nos casos de ingestão acidental ou intencional de substâncias tóxicas (medicamentos, plantas, etc.), a fim de diminuir a exposição e absorção da substância em questão. Considerando-se o tema lavagem gástrica, observe se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I É indicada na ingestão de cáusticos ou corrosivos, de hidrocarbonetos com alta volatilidade (solventes em geral) e em casos de varizes de esôfago de grosso calibre.

II O comprimento da sonda a ser introduzida para a lavagem deve ser medido colocando-se a sua extremidade na parte superior da cabeça (região frontal) até a cicatriz umbilical, marcando-se esta delimitação com uma tira adesiva.

III Em adultos, uma lavagem gástrica bemsucedida necessita de uma média de 6 a 8 litros de líquido (soro fisiológico ou água). Administram-se pequenas quantidades (máximo 250 ml/vez), visto que volumes maiores podem “empurrar” o toxicante para o duodeno.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Sobre a medida da sonda:

    Medir a sonda a partir da narina, estendendo até o lóbulo da orelha e descendo em diagonal até o apêndice

    xifoide, acrescentando a medida de dois dedos.

     A lavagem gástrica está contraindicada em casos como:

    Pessoa inconsciente sem intubação;

    Ingestão de substâncias corrosivas;

    Presença de varizes esofágicas grossas;

    Volume exagerado de vômitos com sangue.

    Alternativa C

  • Alternativa C

  • A lavagem gástrica é indicada para realizar a limpeza do estômago nos casos de ingestão de substância tóxicas ou irritantes e preparo dos pacientes para exame e/ou cirurgias. Porém é contraindicada nos casos de ingestão de produtos cáusticos ou corrosivos. Portanto a primeira afirmativa é falsa.

    A medida da sonda nasogástrica deve ser realizada da seguinte forma: lóbulo da orelha, ponta do nariz, apêndice xifoide. A segunda afirmativa também é falsa.

    Em adultos, uma lavagem gástrica bem sucedida necessita de uma média de 6 a 8 litros de líquido (soro fisiológico ou água). Administram-se pequenas quantidades (máximo 250 ml/vez), visto que volumes maiores podem “empurrar" o toxicante para o duodeno. Repete-se esse procedimento várias vezes (mínimo oito). O volume retornado sempre deve ser próximo ao volume ofertado e observar atentamente o conteúdo que retorna. A última afirmativa está correta.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Bibliografia


    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

    http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2018/Relat...

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.