SóProvas


ID
2941717
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Boynton, Johnson e Kell (2002) segregam os testes substantivos em três tipos: procedimentos de revisão analítica, testes de detalhes de saldo e testes de detalhes de transação. Segundo esses autores, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A!

     

    os testes analíticos, mais conhecidos como procedimentos de revisão analítica, referem-se ao estudo da relação entre elementos de informação contábil, financeiros e não-financeiros, que de acordo com as políticas estratégias empresariais e procedimentos operacionais, espera-se demonstrar uma tendência prédeterminada. O objetivo dos testes analíticos é o de detectar e analisar situações anormais e significativas constatadas nas demonstrações contábeis, mais precisamente nas contas do balanço patrimonial e nas da demonstração do resultado do exercício. Esses testes ajudam a identificar áreas prioritárias ou áreas com problemas, onde o auditor deverá concentrar mais a sua atenção. Nos testes analíticos o auditor deve comparar montantes registrados, identificar e fundamentar, através de explicações, as diferenças que ultrapassem os limites, efetuar análises e questionamentos e examinar, se necessário, os documentos que dão suporte a esta análise.

     

    Testes de detalhes das transações e saldos

     

    Os testes de detalhes das transações e saldos são efetuados com o propósito de reunir todas as evidências necessárias para verificar se as transações e os saldos demonstrados nas demonstrações contábeis estão corretos.

     

    Boynton, Johnson e Kell (2002) definem Testes de detalhes de transações envolvem principalmente acompanhamento e vouching. Acompanhamento quando, por exemplo, detalhes de transações são seguidos – dos documentos-fontes (faturas, notas fiscais etc.) até os registros contábeis (em diários gerais ou auxiliares). Vouching quando, também, por exemplo, detalhes de lançamentos contábeis no diário auxiliar de pagamentos ou em registros perpétuos de estoques são vouched até seus comprovantes (relação de cheques cancelados, faturas de fornecedores etc.)

     

    Testes de detalhes de saldos focalizam a obtenção de evidência diretamente sobre um saldo de conta, não sobre os débitos e créditos individuais.

     

    O auditor, quando aplica os testes de detalhes de transações, está focado em verificar a existência de erros monetários, por exemplo, pagamento a empregados com elevada quantidade de horas apontadas, quando isso de fato não ocorre; pagamento de tributos de forma incorreta a partir de uma base de cálculo incorreta. Nos testes de transações de saldos volta-se constatação dos saldos apontados nas demonstrações contábeis, utilizando-se por exemplo da confirmação de saldos, geralmente aplicados para confirmar saldos de fornecedores, clientes, estoques em poder de terceiros, bancos, advogados, seguradoras.