SóProvas


ID
2942734
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Eletrotécnica
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo com relação às recomendações da Norma NBR 5410/04 (Instalações Elétricas de Baixa tensão) para o número mínimo de tomadas de uso geral (TUGs).

I Nos escritórios com áreas iguais ou inferiores a 40 m² deve-se prever, no mínimo, 1 tomada a cada 3 m ou fração de perímetro.

II Nos escritórios com áreas iguais ou inferiores a 40 m², deve-se prever, no mínimo, 1 tomada para cada 4 m² ou fração de área.

III Nos escritórios com áreas superiores a 40 m², deve-se prever, no mínimo, 10 tomadas para os primeiros 40 m² e 1 tomada para cada 10 m² ou fração de área restante.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • Escritórios comerciais e locais similares

    Sugestão 1: conforme indicado no livro Instalações elétricas, de Ademaro Cotrim.

    Para escritórios comerciais ou locais similares com área ≤ 40 m2, a quantidade mínima de tomadas de uso geral deve ser calculada pelo critério, dentre os dois seguintes, que conduzir ao maior número:

    Para escritórios comerciais ou locais análogos com área > 40 m2, a quantidade mínima de tomadas de uso geral deve ser calculada com base no seguinte critério: 10 pontos de tomadas para os primeiros 40 m2 e 1 ponto de tomada para cada 10 m2, ou fração, de área restante.

    Em lojas e locais similares, devem ser previstos pontos de tomadas de uso geral em quantidade nunca inferior a um ponto de tomada para cada 30 m2, ou fração, não consideradas as tomadas para a ligação de lâmpadas, tomadas de vitrines e tomadas para a demonstração de aparelhos.

    A potência a ser atribuída aos pontos de tomadas de uso geral em escritórios comerciais, lojas e locais similares não deverá ser inferior a 200 VA por ponto de tomada.

    Sugestão 2: conforme indicado no livro Instalações elétricas industriais, de João Mamede Filho.

    Para escritórios comerciais ou locais similares com área ≤ 37 m2, a quantidade mínima de tomadas de uso geral deve ser calculada pelo critério, dentre os dois seguintes, que conduzir ao maior número:

    Para escritórios comerciais ou locais análogos com área > 37 m2, a quantidade mínima de tomadas de uso geral deve ser calculada com base no seguinte critério: 8 pontos de tomadas para os primeiros 40 m2 e 3 pontos de tomada para cada 37 m2, ou fração, de área restante.

    Em lojas e locais similares, devem ser previstos pontos de tomadas de uso geral em quantidade nunca inferior a um ponto de tomada para cada 37 m2, ou fração, não consideradas as tomadas para a ligação de lâmpadas, tomadas de vitrines e tomadas para a demonstração de aparelhos.

  • NBR 5410

    1 Tomada para cada 3,5m, ou fração de perímetro se for cozinha, lavanderia, área de serviço etc.

    1 Tomada para cada 5m, ou fração de perímetro para demais cômodos com área maior que 6m².

    9.5.2.2 Pontos de tomada

    9.5.2.2.1 Número de pontos de tomada

    O número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos

    elétricos que podem ser aí utilizados, observando-se no mínimo os seguintes critérios:

    a) em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório, atendidas as

    restrições de 9.1;

    b) em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas de corrente, no

    mesmo ponto ou em pontos distintos;

    c) em varandas, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada;

    NOTA Admite-se que o ponto de tomada não seja instalado na própria varanda, mas próximo ao seu acesso,

    quando a varanda, por razões construtivas, não comportar o ponto de tomada, quando sua área for inferior a 2 m² ou,

    ainda, quando sua profundidade for inferior a 0,80 m.

    d) em salas e dormitórios devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração, de perímetro, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível;

    NOTA Particularmente no caso de salas de estar, deve-se atentar para a possibilidade de que um ponto de tomada venha a ser usado para alimentação de mais de um equipamento, sendo recomendável equipá-lo, portanto, com a quantidade de tomadas julgada adequada.

    e) em cada um dos demais cômodos e dependências de habitação devem ser previstos pelo menos:

    - um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for igual ou inferior a 2,25 m². Admite-se

    que esse ponto seja posicionado externamente ao cômodo ou dependência, a até 0,80 m no máximo

    de sua porta de acesso;

    - um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for superior a 2,25 m² e igual ou inferior

    a 6 m² ;

    - um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração, de perímetro, se a área do cômodo ou dependência for superior a 6 m², devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível.