( ) Na contabilidade, o curto prazo representa todos os direitos ou obrigações que vamos receber ou pagar respectivamente no próximo exercício social.
V - Está levando em conta a literalidade do art 179 da 6404/76 :
I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;
Art. 180. As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei.
***Algo que me intriga, mas temos que decorar já que algumas bancas gostam de cobrar esse conceito que diverge totalmente do usual.
( ) Ciclo operacional é o tempo que transcorre entre a compra da mercadoria, a venda e o pagamento feito pelo cliente à empresa que realizou a venda.
V - CPC 02 , item 68 O ciclo operacional de uma entidade é o tempo entre a aquisição de ativos para processamento e sua realização em caixa ou seus equivalentes. Quando o ciclo operacional normal da entidade não for claramente identificável, pressupõe-se que sua duração seja de doze meses. Os ativos circulantes incluem ativos (tais como estoques e contas a receber comerciais) que são vendidos, consumidos ou realizados como parte do ciclo operacional normal mesmo quando não se espera que sejam realizados num período até doze meses após a data do balanço. Os ativos circulantes também incluem ativos essencialmente detidos com a finalidade de serem negociados (os ativos financeiros dentro dessa categoria são classificados como disponíveis para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 38 – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração) e a parcela circulante de ativos financeiros não circulantes.
( ) O período em que é calculado o lucro e realizada a sua distribuição aos sócios é denominado exercício social, o qual tem a duração de 2 anos e a data do término será fixada no estatuto.
F - Conforme 6404/76, Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto. Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.
Pessoal, leiam a explicação do Felino Livresco.
Infelizmente, a afirmativa 1 não está errada. Por mais estranho que pareça essa é a definição dada na lei 6404/76 .
Essa é uma das questões que mais me incomoda em contabilidade pois, de acordo com os Pronunciamentos contábeis, enquadramos no curto prazo os direitos e obrigações esperados para os 12 meses seguintes à data das demonstrações em questão.