A) A comunidade escolar e local tem vez e voz nas reuniões escolares, podendo participar do cotidiano da instituição escolar. (CORRETA)
B) O diretor e o coordenador pedagógico podem alterar a proposta pedagógica da escola sempre que forem solicitados. A gestão democrática abrange mais participantes na tomada de decisões e elaboração do projeto político.
C) Os professores não se manifestam sobre os problemas da escola, pois estão envolvidos com a elaboração de planos e atividades de ensino. Os professores precisam se manifestar sobre situações cotidianas. O feedback é importante para o planejamento escolar.
D) Os alunos são tidos como verdadeiros sujeitos do processo educativo sem participarem dos processos de tomada de decisão na unidade escolar. Na gestão democrática, os estudantes, pais, funcionários, entre outros, têm voz no que se refere a participação escolar.
E) Todas as decisões são tomadas pelo diretor da escola, após consulta ao coordenador pedagógico responsável. Outros participantes da educação devem ser consultados pelo diretor.
A gestão democrática consiste em vários atores do processo participando da construção e gestão pedagógica do ensino. Temos como exemplo de atores da educação: professores, gestores, alunos, pais, especialistas, técnicos. Alternativa A perfeita! TODOS participam das atividades da escola.
Alternativa B - Errada. A proposta Pedagógica da escola deve ter reuniões e planejamento para ser alterada. Não é só pedir.
Alternativa C - Errada. Os professores não se envolve SOMENTE com o ensino e elaboração de planos.
Alternativa D - Errada. Como os alunos são verdadeiros sujeitos e não participam de tomadas de decisão? Contradição pura.
Alternativa E - Errada. Se o diretor toma as decisões só consultando o coordenador, isso se configura gestão autocr´stica com um staff. Nada de democracia aqui. O diretor precisa consultar os atores do processo.