SóProvas


ID
2943838
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Quixeré - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Um dos elementos básicos de discussão da ação docente refere-se ao ensinar, ao aprender e ao apreender. Essas ações são, muitas vezes, consideradas e executadas como ações disjuntas, ouvindo-se, até de professores, afirmações do tipo: “Eu ensinei, o aluno é que não aprende”.

Isso decorre da ideia de que ensinar é apresentar ou explicar o conteúdo numa exposição, o que a grande maioria dos docentes procura fazer com a máxima habilidade de que dispõe. Daí a busca por técnicas de exposição ou oratória, como elementos essenciais para a competência docente. Historicamente, sabe-se que o modelo jesuítico, presente desde o inicio da colonização do Brasil pelos portugueses, apresentava em seu manual, Ratio Studiorum – 1599 – os três passos básicos de uma aula: preleção do conteúdo pelo professor, levantamento de dúvidas dos alunos e exercícios de fixação, cabendo ao aluno a memorização para a prova.

Léa das graças Camargo Anastasiou


Considerando a exposição da autora nessa afirmativa, marque a alternativa que NÃO corresponde a esta visão do docente em sala de aula.

Alternativas
Comentários
  • Só não sei porque é a letra (E) marcada como a alternativa que NÃO corresponde a esta visão do docente em sala de aula.

  • Considerando a exposição da autora.

  • E

    Aula em que uma ação de ensino da qual resulta a aprendizagem do estudante, o saber inclui um saber o quê; um saber como, um saber por quê e um saber para quê. Nesse processo, o envolvimento dos sujeitos, em sua totalidade, é fundamental. Além do quê e do como, pela ensinagem deve-se possibilitar o pensar, situação em que cada aluno possa reelaborar as relações dos conteúdos, por meio dos aspectos que determinam e se condicionam mutuamente numa ação conjunta do professor e dos alunos. A autora explica a metodologia do ENSINO TRADICIONAL, a letra E é a única que explicita o ensino CRÍTICO.