SóProvas


ID
2944066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A história do território brasileiro é, a um só tempo, una e diversa, pois é também a soma e a síntese das histórias de suas regiões. De um ponto de vista genético, as variáveis do espaço brasileiro são assincrônicas, mas em cada lugar elas funcionam sincronicamente e tendem a ser assim também quanto ao todo. Daí as descontinuidades que permitiram explicar as diversidades regionais.

Milton Santos e Maria Silveira. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Record, 2005, p. 23 (com adaptações).


Tendo como referência o texto antecedente, julgue o item que segue, acerca dos fenômenos políticos, econômicos e sociais atuais no Brasil.



Na qualidade de esteio maior da lei, a justiça protagonizada pela formalidade do Poder Judiciário deve atender aos interesses dos demais poderes da República.

Alternativas
Comentários
  • Pela doutrina do STF estaria certa. 

     

  • Quem marcar errado o STF vai investigar!

  • Dias Toffoli (Presidente do STF) e Davi Alcolumbre (Presidente do Senado Federal), ninguém julga ninguém, e todos permanecem em seus cargos, felizes e mais ricos.

    Uma mão lava a outra, essa frase nunca foi tão atual.

  • R: ERRADO, O PODER JUDICIÁRIO NÃO DEVE ATENDER AOS INTERESSES DOS DEMAIS PODERES DA REPÚBLICA, POIS NÃO É, OU MELHOR DIZENDO NÃO DEVERIA SER ESSA A SUA FUNÇÃO.

    alguns doutrinadores chamam de “Ativismo Jurídico” ação do Poder Judiciário que deixa de se limitar à parte interpretativa das normas e passa atender também as demandas das lacunas deixadas pelos demais Poderes do Estado, que a muito tempo insistentemente persiste em fazer parte da realidade dos Tribunais brasileiros.

    A Carta Magna com o intuito de demonstrar a tamanha importância do modelo por ela adotada, elencou em seu artigo 2º como Princípio Fundamental do Estado Democrático de Direito a Tripartição dos Poderes, limitando o poder do Estado, evitando a centralização do poder nas mãos de uma só pessoa,

    A Constituição Federal de 1988, assegurando em nível de cláusula pétrea, e visando, principalmente, evitar que um dos Poderes usurpe as funções de outro, consolidou a “separação” dos Poderes do Estado, tornando-os independentes e harmônicos entre si é o que chamamos de “Sistema de Freios e Contrapesos

  • Os comentários sempre auxiliam bastante. Porém as opiniões pessoais não vão ser cobradas nas provas.

  • Se na redação eu escrever igual aos autores eu tomo um belo zero!