SóProvas


ID
2944069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A história do território brasileiro é, a um só tempo, una e diversa, pois é também a soma e a síntese das histórias de suas regiões. De um ponto de vista genético, as variáveis do espaço brasileiro são assincrônicas, mas em cada lugar elas funcionam sincronicamente e tendem a ser assim também quanto ao todo. Daí as descontinuidades que permitiram explicar as diversidades regionais.

Milton Santos e Maria Silveira. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Record, 2005, p. 23 (com adaptações).


Tendo como referência o texto antecedente, julgue o item que segue, acerca dos fenômenos políticos, econômicos e sociais atuais no Brasil.



A recente descentralização industrial brasileira é explicada e entendida por intermédio das relações bilaterais e do fortalecimento do MERCOSUL.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    A descentralização é para as cidades médias devido a migração interna das pessoas para novos centros urbanos. As grandes cidades, confusas, violentas, fazem com que haja essa migração para cidades médias, e a descentralização acontece justamente por isso.

  • GABARITO: ERRADO

    Vídeo explicando para quem se interessar: www.youtube.com/watch?v=1HuqQMLGhOA

  • Explicação do Professor Fernando Si (Estratégia Concursos)

    https://youtu.be/1HuqQMLGhOA?t=1317

  • Gabarito ERRADO

    A indústria brasileira vive um processo de descentralização, do Sudeste para as demais regiões, principalmente para a região Sul, e das capitais para o interior dos estados.

    Os principais fatores que contribuem para a descentralização são:

    o deslocamento das fábricas para locais com incentivo fiscal do Estado; 

    o crescimento da oferta de mão de obra qualificada fora das capitais, mas que aceita salários menores; 

    o deslocamento de empresas para perto de fornecedores de matérias primas;

    a busca de cidades onde o gasto com benefícios trabalhistas é mais baixo; 

    a redução dos custos logísticos, como o do transporte de mercadorias e o crescimento da renda da população em outras regiões do Brasil.

  • É um conjunto de fatores: Fiscais, sociais, logísticos, com a intenção de reduzir custos de impostos,de instalações e de mão de obra...

  • Gabarito: ERRADO

    Descentralização industrial é o processo através do qual as industrias migram dos grandes polos industriais para cidades menores com condições favoráveis para a produção.

  • R; ERRADA.

    A recente descentralização industrial brasileira é explicada e entendida por intermédio...

    A Geografia Industrial brasileira está marcada, desde a sua constituição ao longo do século XX, por se manifestar a partir de uma concentração espacial, em que a maioria das atividades fabris desenvolveu-se na região Sudeste do país. Posteriormente, em função de uma série de fatores, o país iniciou uma perspectiva inversa, caracterizando uma desconcentração industrial, com migrações de empresas para o interior dos estados e regiões menos industrializadas.

    a autorização do Governo Federal dada aos governos estaduais de promoverem incentivos fiscais para a presença de indústrias em seus territórios. Com isso, teve início a chamada Guerra Fiscal ou Guerra dos Lugares, em que as unidades federativas, por meio de isenções de impostos e outros benefícios, passaram a competir pela manutenção de empresas em suas localidades, a fim de dinamizar suas economias e elevar a quantidade de empregos.

    Soma-se a essas questões políticas o fato de que, com os avanços tecnológicos nos meios de transporte e comunicações, não eram mais necessárias uma aglomeração industrial e, tampouco, a proximidade entre indústria e mercado consumidor. Por isso, muitas empresas resolveram migrar para regiões interioranas e cidades médias, longe dos problemas relacionados às grandes cidades.

  • Além do aspecto econômico de melhores rotas e menores custos, também pode-se afirmar a busca pela redução da desigualdade social.

  • Há uma tendência de empresas migrarem para cidades médias, haja vista a estruturação destas e o encarecimento de tudo em relação aquelas.

    Fazendo um paralelo, há também migração de pessoas que moram em cidades que se desenvolvem rapidamente, devido o encarecimento do custo de vida do local, gerando uma mudança forçada de pessoas.

  • Errado.

    A descentralização está ligada a migração de indivíduos que vivem em centros urbanos grande porte para centros urbanos de pequeno porte (podendo ser em decorrência de alguns fatores como: criminalidade, desemprego..) , neste caso a questão errou ao dizer: "[...] é explicada e entendida por intermédio das relações bilaterais e do fortalecimento do MERCOSUL"

  • Não há relação entre relações bilaterais e MERCOSUL (política externa) com a recente descentralização industrial brasileira (que existe) mas não é explicada pelo MERCOSUL.

  • Não a que se falar em fortalecimento do MERCOSUL. Os países vivem em constantes brigas e não chegam a um consenso.

  • O Governo Bolsonaro , apesar de ainda está no MERCOSUL, acabou se distanciando, isso porque além de ser um seguidor dos Estados Unidos, ele tenta fazer o protecionismo brasileiro.

    Ou seja, há distanciamento do MERCOSUL pelo Governo brasileiro.

  • O governo Bolsonaro "acabou" com essa relação desde o sua aproximação ao Governo TRUMP...