-
PADRÕES DE AUDITORIA DO TCU
IV – PADRÕES DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO
27.1.CLAREZA - Produzir textos de fácil compreensão. Evitar a erudição, o preciosismo, o jargão, a ambigüidade e restringir ao máximo a utilização de expressões em outros idiomas, exceto quando se tratar de expressões que não possuam tradução adequada para o idioma português e que já se tornaram corriqueiras. Termos técnicos e siglas menos conhecidas devem ser utilizados desde que necessários e devidamente definidos em glossário. Quando possível, complementar os textos com ilustrações, figuras e tabelas. Usar palavras e expressões em seu sentido comum, salvo quando o relatório versar sobre assunto técnico, hipótese em que se empregará a nomenclatura própria da área. Usar frases curtas e concisas. Construir orações na ordem direta, preferencialmente na terceira pessoa, evitando preciosismos, neologismos e adjetivações dispensáveis. Buscar uniformidade do tempo verbal em todo o texto, dando preferência ao tempo presente ou ao futuro simples do presente. Usar recursos de pontuação de forma judiciosa, evitando abusos de caráter estilístico.
RESUMO: Procurar utilizar expressões comuns. Só utilizar termos técnicos quando estritamente necessários.
-
Muito bom na verdade deve se simplificar, as expressões.
-
"Para que as comunicações de resultados dos trabalhos de auditoria da CGU atinjam seus objetivos, elas devem ser, portanto:
A clareza se verifica quando o pensamento de quem escreve é exposto de forma a ser facilmente compreendido pelo leitor. Para escrever o texto com clareza, é necessário que o(a) autor(a):
a) tenha plena consciência das informações a serem transmitidas, ou seja, daquilo que quer comunicar;
b) organize as informações de forma lógica;
c) use corretamente os recursos linguísticos disponíveis (sintaxe, vocabulário etc.);
d) mantenha, em cada parágrafo, apenas uma ideia predominante e dê destaque a ela; 1
e) cuide para que as ideias principais mantenham relação coerente entre si e também com as ideias secundárias;
f) mantenha próximos os assuntos similares (física ou temporalmente); 2
g) utilize linguagem acessível, sem excesso de termos técnicos, tendo em vista que a maior parte dos usuários das informações contidas nos relatórios não é um público especialista em auditoria."
Orientação Prática: relatório de auditoria. Página 07
Erros? Chama no privado.
-
É o completo oposto das peças jurídicas que vivem utilizando jargões técnicos, sinônimos pouco usuais, termos em latim, com um excesso de tecnicismo absurdo (famoso juridiquês).
-
Manual de Auditoria Operacional do TCU (pág. 45):
Os padrões internacionais para elaboração de relatórios, aplicáveis às auditorias operacionais, resumem as principais características de um bom relatório (ISSAI 400, 2001). No TCU, devem-se observar os requisitos de clareza, concisão, convicção, exatidão, relevância, tempestividade e objetividade (BRASIL, 2009a), bem como os de completude e convencimento (ISSAI 3000/5.2, 2004). A formulação dessas características pelo TCU é desenvolvida em seguida.
160 Clareza – produzir texto de fácil compreensão para o leitor informado. Para aumentar a clareza e a compreensão do relatório:
a) defina termos técnicos;
b) defina o significado das siglas na lista correspondente e use o nome por extenso na primeira vez em que aparecerem no texto;
c) apresente fatos de forma precisa;
d) apresente evidências e articule argumentos de forma lógica;
e) use frases curtas, evitando períodos longos que se estendem por diversas linhas;
f) crie coesão textual por meio do sequenciamento lógico das ideias e do uso de conectivos adequados;
g) prefira usar a ordem direta (sujeito, verbo, objeto e complementos), evitando orações intercaladas, parêntesis e travessões (BRASIL, 2009a);
h) complemente o texto com figuras, fotografias, gráficos, diagramas, mapas, caixas de texto e tabelas;
i) evite o uso de sinônimos para designar as mesmas coisas. Diferentemente de um texto literário, no relatório devem-se usar os mesmos termos do início ao fim;
j) evite abreviaturas;
k) evite termos eruditos e expressões em outros idiomas.
-
CERTO para quem ficou em dúvida dos comentários acima, os quais não responderam: certo ou errado
-
De acordo com a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores
(em inglês INTOSAI), os relatórios devem apresentar “os fatos e sua avaliação de uma maneira objetiva, clara e restrita aos elementos essenciais. Os
relatórios deverão ser redigidos em uma linguagem
precisa e de fácil compreensão”.(grifo nosso)
Resposta CERTO
-
"Clareza – produzir texto de fácil compreensão para o leitor informado. Para aumentar a clareza e a compreensão do relatório:
a) defina termos técnicos"
Não vi nada dizendo que "devem-se evitar terminologias técnicas".
Alguém me ajuda, por favor?!