SóProvas


ID
2946010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Antes do início da construção de um edifício em concreto armado, o engenheiro responsável pelo planejamento da execução solicitou ao orçamentista a curva ABC de insumos da obra. Observou-se que cimento e conexões das instalações hidráulicas foram classificados na faixa A da curva ABC, além de outros insumos.

A partir dessas informações, julgue o item a seguir.


A grande quantidade de conexões hidráulicas a serem empregadas nesse tipo de obra e o custo elevado fazem que esse insumo seja corretamente classificado na faixa A da curva ABC de insumos.

Alternativas
Comentários
  • Errado, curva ABC nao leva em consideraçao a QUANTIDADE de insumo mas sim o CUSTO do insumo. Pegadinha bem frequente do cespe.

  • Concordo Jacked. Porém, em seguida, o examinador refere ao custo elevado. Custo elevado x grande quantidade não geraria um custo final elevado?

  • A grande quantidade de conexões hidráulicas a serem empregadas nesse tipo de obra e o custo elevado fazem que esse insumo seja corretamente classificado na faixa A da curva ABC de insumos.

    houve uma extrapolação na assertiva, pois na curva ABC não leva em consideração a quantidade de material.

    o examinador afirmou que a grande quantidade de peças é UM dos motivos para as conexões fazerem parte da curva ABC, e como isso não é vdd, tornou a questão errada.

    Essa questão foi mais de interpretação de texto.

  • Anderson Pimenta, sim, a redação do item foi deficiente. Entrei com recurso, porém foi indeferido. Há um livro do Chiavenato onde cita claramente: Curva ABC pode ser de Quantidade ou Custo, depende do uso que será dado (Controle Custo / Controle de Estoque).

    Mas também concordo que seria possível identificar a intenção do cespe ao citar "Edifiício de Concreto Armado". (Quis dizer que o insumo "cimento" teria relevância nessa obra, diferentemente das conexões, mesmo em grande quantidade.)

    Enfim, é cespe. Continuemos.

  • Olha. Sou relutante em fazer comentários de questões. Mas eu acho que o gabarito está errado pelo motivo de que itens tipo A da curva ABC são: grandes quantidades e com baixo custo ou valor.

    Por exemplo, uma empresa que vende 3 tipos (1, 2 e 3) de parafusos. Os parafusos 1 são do tipo A (vendem muito e tem baixo custo ou parcela no lucro da empresa); parafusos 3 vendem pouco mas representam a maior parcela do lucro; os parafusos 3 são o meio termo para ambos os aspectos (quantidade e valor).

    No caso da questão, no edifício, as conexões hidráulicas seriam itens tipo A da curva ABC, se fossem tanto de baixo custo como de grande quantidade (ou maior quantidade em relação aos demais itens da obra).

    Espero ter sido útil.

  • Galera, curva ABC leva em consideraçao apenas o custo total de todas as quantidades do insumo, o orçamentista deve olhar apenas os custo total e nada mais, se tem x, y ou z quantidades do insumo é indiferente. Oque vai classificá-lo como insumo na faixa A é o custo total daquele insumo naquela obra, ponto final.

  • na classificação

    na classe A -- (20% quantidade) porem representa (80% custo)

    na classe B -- (30% quantidade) porém representa (15% custo)

    na classe C -- (50% quantidade) porem representa (5% custo)

    A grande quantidade de conexões hidráulicas a serem empregadas nesse tipo de obra e o custo elevado fazem que esse insumo seja corretamente classificado na faixa A da curva ABC de insumos.

    A grande quantidade está para o baixo custo

  • A curva ABC é utilizada para insumos, mão de obra e equipamentos e destaca os itens que mais pesam no custo de uma obra ou serviço, de maneira a facilitar a visualização e controle. Essa curva deriva da análise de Pareto, ou regra 80/20, que afirma que 80% dos problemas são gerados por 20% das causas.


    classe A da curva corresponde aos itens de maior importância e que representam a maior volume de valor da obra  (20% dos itens ou 80% do custo, aproximadamente). A classe B representa aproximadamente 30% dos itens e a classe C corresponde aos itens de menor importância na obra, aproximadamente 50% dos itens.

     

    Com base nas informações acima podemos afirmar que a afirmação da questão está incorreta, já que não é a quantidade do insumo ou o preço unitário dele que determinam a classe da curva ABC, mas o valor do custo total que ele representa.

     

    Gabarito: ERRADO.

  • Mais uma vez repito.

        Questão dificil não é aquela que puxa pelo teu raciocinio e nivel de aprofundamento dos estudos, mas sim aquelas MAL ELABORADAS. 

  • A + B = 80 % custo , 20 % itens

    C = 20 % custo ,80 % de itens

    Fonte : Temas de engº civil ( Anísio de Souza ,5 º edição ,pag : 686)

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre planejamento e controle de obras, especificamente sobre a curva ABC de insumos.



    A curva ABC consiste numa ferramenta gerencial, fundamentada no princípio 80-20 de Pareto, que identifica estatisticamente quais são os materiais de maior importância e/ou impacto no orçamento e execução de uma obra. Desse modo, a curva ABC figura como uma valiosa ferramenta para a administração financeira e de estoques.



    Detalhadamente, a curva ABC de insumos separa os itens em três classes. São elas:



    - Classe A: itens com elevados valores de demanda/consumo. Aproximadamente 20% dos insumos da obra fazem parte deste grupo e correspondem a 80% do valor total da demanda/consumo;

    - Classe B: itens com valor intermediário de demanda/consumo. Cerca de 30% dos insumos da obra fazem parte deste grupo e correspondem a 15% do valor total da demanda/consumo;

    - Classe C: itens com baixos valores de demanda/consumo. Aproximadamente 50% dos insumos da obra fazem parte deste grupo e correspondem a 5% do valor total da demanda/consumo.



    A Figura 1 ilustra o que foi explicado.



    Figura 1: Representação da curva ABC.



    Fonte: Portal Projeto Engenheiro.



    Com tal metodologia, a curva ABC provê diversas vantagens, como melhor organização de estoques, redução de desperdícios e maior lucratividade.



    Em edifícios de concreto armado, de fato há a demanda de grande quantidade de conexões hidráulicas. Entretanto, tais itens possuem baixo custo e, consequentemente, acarretam em um baixo valor acumulado. Dessa forma, as conexões hidráulicas devem constituir a Classe C. Portanto, a assertiva do enunciado está errada.



    Gabarito do professor: ERRADO.



    O aluno deve se ater ao princípio de Pareto, pois a grande quantidade de itens está associada a um baixo custo.

  • KKKKKK. PRÓXIMA.

    INCRIVEL SÃO AS PESSOAS EXPLICANDO O GABARITO COMPLETAMENTE EQUIVOCADO!!

  • Curva ABC

    classificação dos itens em ordem decrescente de importância relativa

    expressa de forma percentual

    lança mão do princípio de Pareto

    princípio dos “pouco significativos e muitos insignificantes”

     

    faixa A abrange cerca de 10% do total de todos os itens considerados e

    corresponde a cerca de 70% do valor total desses itens;

     

     faixa B com cerca de 30% dos itens, correspondendo a cerca de 25% do

    valor total

     

    faixa C, com aproximadamente 60% dos itens, equivalendo a apenas cerca de 5% dos itens totais

    os itens do conjunto devem ser ordenados por sua importância relativa

     

    obras de construção civil, o processo da curva ABC pode ser aplicada tanto para os itens de serviço como para os itens de insumos

     

    Têm sua sigla oriunda do termo inglês “Activity Based Costing”.

     

    A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. (Carvalho, 2002, p. 226).