SóProvas


ID
2946055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O excesso de cal livre no cimento, a execução de peças de concreto de grandes volumes e a escolha inadequada do tipo de cimento são ocorrências que podem comprometer a qualidade do serviço. Com relação a essas ocorrências e suas consequências, julgue o item a seguir.


Empregado em proporções elevadas, após o endurecimento da massa, o CaO aumenta de volume ao ser hidratado, o que provoca o surgimento de fissuras na estrutura.

Alternativas
Comentários
  • A existência de cal livre (CaO) no cimento é devida a problemas oriundos da fabricação do clínquer ou da hidratação do cimento. Este é um composto indesejável, pois sua hidratação é fortemente expansiva, sendo também causador de fissuras nos elementos estruturais. Além disto, assim como a cal liberada na hidratação do C3S e do C2S, a cal livre hidratada também pode ser solubilizada por águas pouco ácidas, reduzindo assim a resistência do concreto.

    FONTE: Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto; Autor: Vicente Custódio Moreira de Souza Thomaz Ripper. Página 89.

  • CERTO

    (CaO)  = cal livre

    Empregado em proporções elevadas, após o endurecimento da massa, o CaO aumenta de volume ao ser hidratado, o que provoca o surgimento de fissuras na estrutura.

  • Segundo o livro Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto, de Souza e Ripper.

     

    "A existência de cal livre (CaO) no cimento é devida a problemas oriundos da fabricação do clínquer ou da hidratação do cimento. Este é um composto indesejável, pois sua hidratação é fortemente expansiva, sendo também causador de fissuras nos elementos estruturais. Além disso, assim como a cal liberada na hidratação C3S e do C2S, a cal livre hidratada também pode ser solubilizada por águas pouco ácidas, reduzindo assim a resistência do concreto."

     

    Assim, a afirmação da questão está correta. Como a cal livre tem efeito expansivo, o aumento da sua proporção é capaz de potencializar o aparecimento de fissuras na estrutura.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o concreto, especificamente sobre manifestações patológicas no mesmo.

    As edificações podem apresentar desagregação, trincas, manchas, eflorescências, corrosões, fissuras e outras manifestações patológicas em decorrência de defeitos durante a fase de projeto ou execução, desgastes, uso inadequado ou má qualidade dos materiais empregados, entre outros fatores. O conhecimento de tais manifestações patológicas é de vital importância para evitar sua ocorrência e garantir o bom desempenho da edificação e seus sistemas.

    Tratando-se do concreto, o mesmo é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O concreto trata-se do material estrutural mais empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão.


    O cimento é o principal constituinte do concreto. Ele consiste em um aglomerante hidráulico que, ao entrar em contato com a água, produz uma reação exotérmica e endurece, adquirindo resistência mecânica. O principal composto do cimento é o clínquer, fonte de silicato tricálcico e silicato dicálcico e outras substâncias.


    Além de tais compostos, o clínquer comumente possui cálcio, denominado de cal livre e presente na forma de óxido de cálcio (CaO). Em virtude de falhas no processo de fabricação, o cimento pode possuir elevada proporção de CaO.


    O óxido de cálcio é altamente expansível. Por essa razão, sua existência em altos teores acarreta na formação de fissuras no concreto em função da variação volumétrica e, consequentemente, gera um concreto com menor resistência. Portanto, a afirmativa do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: Certo.