SóProvas


ID
2946085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A captação de água tem por finalidade criar condições para que a água seja retirada de um manancial abastecedor em quantidade suficiente para atender o consumo e em qualidade que dispense tratamentos ou os reduza ao mínimo possível. A respeito de obras de saneamento relacionadas a esse assunto, julgue o item que se segue.


Em córregos e rios, recomenda-se que a tubulação de tomada esteja localizada na cota mínima desses cursos d’água, para favorecer a eficiência da bomba de captação.

Alternativas
Comentários
  • Para favorecer a captação de água de melhor qualidade em cursos d’água como córregos e rios, a tubulação de tomada deve ser posicionada a distância de segurança acima do fundo do curso d’água, além de um valor abaixo do seu nível mínimo de água.

  • Quando se faz uma tomada de água em um córrego ou rio deve-se projetar a cota de tomada de modo que não seja na mínima, para que não haja coleta ou interferência do material do fundo do rio, nem na máxima, para que não fique muito vulnerável às variações de níveis.


    Assim, a afirmação da questão está incorreta.

     

    Gabarito: ERRADO.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Sistemas de abastecimento de água.

    A captação de água superficial é uma estrutura que é instalada próxima a um manancial visando a retirada de água para tratamento e abastecimento. Essa captação é construída em córregos, rios, lagos e represas e é constituída geralmente de:


    - Barragem ou vertedor: manutenção ou elevação do nível de água, regularização da vazão do curso de água;

    - Tomada d'água: pode ser diretamente por bombas (projetos pequenos e em rios com pouca carga de sólidos) ou por meio de barragem, canais de derivação, sistemas de poço de tomada, torre de tomada e captação flutuante;

    - Gradeamento: remoção de sólidos grosseiros e materiais em suspensão;

    - Desarenador: remoção de areia para evitar danos nas bombas;

    - Dispositivos para controle de vazão e nível: permitem o controle da operação;

    - Estação elevatória: construída quando existe diferença entre a cota da captação e as demais estruturas do sistema de abastecimento que não viabilizem a condução da água por gravidade.

    Já a captação de água subterrânea visa a retirada de água de aquíferos freáticos e confinados, por meio da construção de poços escavados e tubulares, que são estruturas que podem ser formadas por tubulações, dispositivos de controle e bombas.

    O problema em questão consiste em uma captação superficial e utiliza bombas, que, por sua vez, são dispositivos cuja função é conferir energia aos fluídos, aumentando sua pressão e, como consequência, melhorando o escoamento.

    Para adequado funcionamento da bomba, a tubulação de tomada d'água deve ser posicionada corretamente, fora do ponto de cota mínima, a fim de evitar a captação de detritos e demais materiais existentes no fundo do corpo hídrico; e fora também do ponto de máximo, para que variações do nível máximo do córrego/rio não afete o funcionamento da bomba, ao passo que interferirá na vazão tomada.

    Logo, na captação, a tubulação de tomada de água não deve estar localizada na cota mínima do curso d'água e, portanto, a afirmativa do enunciado está errada.


    Gabarito do professor: Errado.

  • Posicionar os dispositivos de captação em cota superior à da localização de possíveis fontes de poluição, garantindo também afastamentos horizontais mínimos em relação às mesmas, observado o tipo de solo, conforme referências a seguir: de fossas secas, tanques sépticos, linhas de esgoto: 15m; de depósitos de lixo e de estrumeiras: 15m; de poços absorventes e de linhas de irrigação subsuperficial de esgotos: 30m; de estábulos ou currais: 30m; de fossas negras (cujo fundo atinge o lençol freático): 45m;

    Secretaria de Vigilância em Saúde/MS