SóProvas


ID
2946091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A captação de água tem por finalidade criar condições para que a água seja retirada de um manancial abastecedor em quantidade suficiente para atender o consumo e em qualidade que dispense tratamentos ou os reduza ao mínimo possível. A respeito de obras de saneamento relacionadas a esse assunto, julgue o item que se segue.



É recomendável que a tubulação na saída de poço para captação de água subterrânea de lençol confinado seja dotada de válvulas que evitem o retorno da água e possibilitem a interrupção ou o controle do fluxo de água.

Alternativas
Comentários
  • Como o lençol é confinado á água é jorrada para a superficie sem auxílio de bombas, entao é conveniente que tenha essa válvula para interromper o fluxo de água quando o poço não estiver sendo utilizado ou quando houver necessidade de manutenção nas tubulações, limpeza, etc.

  • Segundo o manual Inspeção Sanitária em Abastecimento de Água, do Ministério da Saúde, é considerado um exemplo de boa prática na captação de água subterrânea de lençol confinado:

     

    "Dotar a tubulação na saída do poço com válvulas que evitem o retorno da água (válvula de retenção) e possibilitem a interrupção ou o controle de seu fluxo (válvula de parada). A tubulação deve ser também provida de ventosa e de derivação aberta para a atmosfera, com válvula de parada, visando permitir operações de medição de vazão, limpeza do poço e descarga da adutora;"

     

    Como se pode ver, a afirmação da questão está totalmente de acordo com a informação do manual e a afirmativa está, portanto, correta.

     

    Gabarito: CERTO.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre sistemas de abastecimento de água.


    A captação de água superficial é uma estrutura que é instalada próxima a um manancial visando a retirada de água para tratamento e abastecimento. Essa captação é construída em córregos, rios, lagos e represas e é constituída geralmente de:


    - Barragem ou vertedor: manutenção ou elevação do nível de água, regularização da vazão do curso de água;


    - Tomada d'água: pode ser diretamente por bombas (projetos pequenos e em rios com pouca carga de sólidos) ou por meio de barragem, canais de derivação, sistemas de poço de tomada, torre de tomada e captação flutuante;


    - Gradeamento: remoção de sólidos grosseiros e materiais em suspensão;


    - Desarenador: remoção de areia para evitar danos nas bombas;


    - Dispositivos para controle de vazão e nível: permitem o controle da operação;


    - Estação elevatória: construída quando existe diferença entre a cota da captação e as demais estruturas do sistema de abastecimento que não viabilizem a condução da água por gravidade.


    Já a captação de água subterrânea visa a retirada de água de aquíferos freáticos e confinados, por meio da construção de poços escavados e tubulares, que são estruturas que podem ser formadas por tubulações, dispositivos de controle e bombas.


    O problema em questão consiste em uma captação subterrânea, em um lençol confinado que, por sua vez, caracteriza-se pela existência de uma diferença de pressão fazendo a água jorrar para a superfície. Nessas condições, faz-se imprescindível a existência de válvulas com o intuito de interromper e/ou controlar o fluxo de água (a fim de regularizar a vazão ou realizar manutenções, por exemplo) e para evitar o retorno de água. Portanto, a afirmação do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: Certo.


    Corroborando o que foi dito, o documento “Inspeção Sanitária em Abastecimento de Água", elaborado pelo Ministério da Saúde, estabelece dentre as boas práticas na captação de água subterrânea de lençol confinado: “dotar a tubulação na saída do poço com válvulas que evitem o retorno da água (válvula de retenção) e possibilitem a interrupção ou o controle de seu fluxo (válvula de parada). A tubulação deve ser também provida de ventosa e de derivação aberta para a atmosfera, com válvula de parada, visando permitir operações de medição de vazão, limpeza do poço e descarga da adutora".

  • Dotar a tubulação na saída do poço com válvulas que evitem o retorno da água (válvula de retenção) e possibilitem a interrupção ou o controle de seu fluxo (válvula de parada). A tubulação deve ser também provida de ventosa e de derivação aberta para a atmosfera, com válvula de parada, visando permitir operações de medição de vazão, limpeza do poço e descarga da adutora;

    Inspeção Sanitária em Abastecimento de Água - MINISTÉRIO DA SAÚDE