SóProvas


ID
2946094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a processo de tratamento de água.


No processo de floculação, é recomendável que a agitação provocada no tanque seja gradualmente crescente, até que seja atingida uma velocidade igual à empregada na calha Parshall.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    "A floculação é um processo fundamentalmente físico e consiste no transporte das espécies hidrolisadas, para que haja contato com as impurezas presentes na água, formando partículas maiores denominadas flocos. É um processo rápido e depende essencialmente do pH, da temperatura, da quantidade de impureza. Nesta etapa há a necessidade de agitação relativamente lenta, para que ocorram choques entre as partículas."

    Calha Parshall/Coagulação: Mistura Rápida

  • Floculação: mistura lenta

    Calha Parshall/Coagulação: mistura rápida

  • A calha parshall promove uma mistura rápida devido seu estrangulamento de fuste, ela é utilizada na etapa de COAGULAÇÃO.

    A etapa de FLOCULAÇÃO requer uma mistura lenta, pois o intuito desta etapa é a aglutinação das 'partículas' formando flocos maiores e mais pesados para posterior decantação.

  • Floculação: mistura lenta

    Calha Parshall/Coagulação: mistura rápida

     

    Segundo o manual Inspeção Sanitária em Abastecimento de Água, do Ministério da Saúde, a floculação é um processo de:

     

    "Formação de flocos mediante a introdução de energia na massa líquida, capaz de propiciar o contato das partículas desestabilizadas na coagulação, sua aglutinação e, portanto, ganho em tamanho e densidade. A energia introduzida deve ser suave, de forma a evitar a quebra dos flocos gradualmente formados. Os floculadores podem ser hidráulicos (dotados de dispositivos que promovam uma agitação suave na massa d’água – câmaras, orifícios de passagem, etc.) ou mecanizados. "

     

    Como se pode ver, a energia deve ser suave para permitir a formação dos flocos, não alta e crescente como diz a questão.

  • O gradiente de velocidade na FLOCULAÇÃO (mistura lenta) é DECRESCENTE e muito menor que aquele considerado na COAGULAÇÃO (mistura rápida).

  • A floculação em etapas deve ter velocidade DECRESCENTE.

  • NBR 16.216 Projeto de ETA.

    5.9.6.1 A velocidade da água ao longo dos canais deve ficar entre 0,1 m/s e 0,3 m/s

    5.8.5 c) a velocidade da água onde os jatos são distribuídos, deve ser igual ou superior a 2 m/s;

    A velocidade no dispositivo de mistura é 10x superior que no canal de floculação.

    Para haver essa redução, existem diversas ESTRUTURAS DE DISSIPAÇÃO DE ENERGIA.

    Ou seja, a velocidade vai diminuindo. (Decrescente)

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre saneamento, especificamente sobre os processos e unidades de tratamento de água.


    O processo de floculação em uma estação de tratamento de água (ETA) ocorre em unidades denominadas floculadores. Após a coagulação e mistura rápida (que ocorre em dispositivos como a calha Parshall), as partículas coloidais desestabilizadas precisam passar por uma região com gradiente de velocidade adequado para que, em contato umas com as outras, a formação de flocos maiores ocorra. Isso é necessário para que o diâmetro das partículas seja maior que o diâmetro crítico de sedimentação, o que permitirá que essas partículas sejam removidas no decantador.


    Na etapa de floculação, um dos fatores mais importantes é o gradiente de velocidade: o movimento do fluido deve ser tal que garanta que as partículas se agreguem em flocos, sem se quebrarem, mas também deve ser suficiente para que não sedimentem no floculador. Essa agitação da água pode ser proporcionada por dispositivos hidráulicos (chicanas) ou mecânicos (hélices, pás).


    Portanto, a assertiva está errada, uma vez que a agitação no tanque de floculação deve ser suave e lenta, para que os flocos sejam formados e não se quebrem. A calha Parshall é uma unidade de mistura rápida, com alto gradiente de velocidade para proporcionar a mistura do agente coagulante com a água.


    Gabarito do professor: Errado.

  • Na etapa de floculação, a agitação deve ser LENTA para garantir o crescimento de a compactação dos flocos, e assim promover a remoção de matéria em estado coloidal, reduzir a DBO, DQO e a população de microorganismos.

  • Floculação-> mistura lenta

    Calha Parshall/Coagulação-> mistura rápida

  •  são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se. 

    É justamente aí que entram a floculação e a coagulação, processos utilizados nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) na primeira fase do tratamento. Essa fase é chamada de clarificação, pois a água das represas e rios tem um aspecto barrento.

  • GAB.: ERRADO

    __________________________________

    E-book com 320 questões comentadas:

    https://abre.ai/c938