SóProvas


ID
2946100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a processo de tratamento de água.


O uso de cloro no processo de desinfecção da água garante elevada eficiência na inativação de eventuais bactérias e vírus presentes na água.

Alternativas
Comentários
  • Desinfecção - elimina organismo patogênicos utilizando composto de cloro ou cloro.

  • GARANTE? FORÇOU LEGAL, CESPE. 
    Porém, de forma genérica a questão está correta, vejamos:

     

     

    Segundo o manual Inspeção Sanitária em Abastecimento de Água, do Ministério da Saúde, o cloro é usado na fase da desinfecção, caracterizada da seguinte maneira:

     

    "Destruição ou inativação de microrganismos pela aplicação de um agente desinfetante. Os mais empregados são os oxidantes químicos como cloro, dióxido de cloro e ozônio, e a radiação ultravioleta.
    (...)
    A inativação dos microrganismos ocorre pela ação de certa dose de cloro por determinado tempo de contato. Normalmente, em ordem crescente de resistência à desinfecção, apresentam-se as bactérias, os vírus, os protozoários e os helmintos (praticamente imunes).

     

    A eficiência da cloração, de longe o processo mais freqüentemente empregado, é reduzida em pH elevado. Por isso, a correção final de pH deve ser realizada após a desinfecção."

     

    Como podemos ver pela descrição acima, a afirmação da questão está correta ao falar que o cloro tem elevada eficiência em bactérias e vírus. Segundo o manual, estes agentes são os menos resistentes à ação do cloro na desinfecção.

     

    Gabarito: CERTO.

  • "garante elevada eficiência"

    Garante eficiência, mas não disse quanto.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre saneamento, especificamente sobre o processo de desinfecção da água.


    Segundo o art. 24 da portaria de consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde, “toda água para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração". Esse processo é a última etapa da Estação de Tratamento de Água (ETA) e seu objetivo principal é eliminar agentes patogênicos (e.g., vírus, bactérias) da água que será distribuída para consumo. A portaria determina ainda as condições a serem observadas, como concentração e tempo mínimo de contato, para o uso de cloro, ozônio ou radiação ultravioleta como agentes desinfetantes.


    A escolha do processo de desinfecção depende das características da água a ser tratada. O uso de agentes oxidantes em águas com compostos oxidáveis, como a matéria orgânica, resulta em maior consumo de agente desinfetante para inativação dos microrganismos patogênicos. Influenciam na eficiência do processo a temperatura, o pH e a agitação da água, assim como o tempo de contato entre ela e o agente desinfetante.


    No Brasil, a desinfecção por cloro é a mais comum nas ETAs. O cloro é um forte agente oxidante de fácil aplicação, baixo custo e que garante eficiência na faixa de pH usualmente encontrada na água de abastecimento (entre 5 e 10). Além disso, nessa faixa de pH o cloro deixa um residual de ácido hipocloroso (HOCl) e o íon hipoclorito (OCl) na água, chamado de cloro residual livre, que garante a segurança da água para consumo na rede de abastecimento.


    Na presença de microrganismos patogênicos mais resistentes, como oocistos de Cryptosporidium, o cloro não apresenta elevada eficiência (como sugere a assertiva) quando aplicado na concentração segura para consumo. Apesar disso, a assertiva está correta, considerando a eficiência da cloração para as características microbiológicas da água na maior parte das ETAs brasileiras.


    Gabarito do professor: Certo.