SóProvas


ID
2946121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos tipos de turbinas e de sua aplicação em projeto de usina hidrelétrica, julgue o item que se segue.


Turbinas de fluxo cruzado são adequadas para pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e são de fácil construção, instalação, operação e manutenção.


Alternativas
Comentários
  • "... Uma das características principais da Turbina Fluxo Cruzado, é que devido ao pequeno número de componentes e a simplicidade de projeto, oferece reduzido custo de manutenção. O tamanho e o peso de cada componente, individualmente, facilitam o transporte e manuseio assim como a montagem na obra, não dependendo de equipamentos de elevação de grande porte principalmente em lugares de difícil acesso..."

  • CERTO

    Fluxo Cruzado: P/ PCH ; Fácil construção.

  • Aquela questão que não vale a pena marcar.

  • fonte da questão: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-15052013-144737/publico/AntonioMelloJr.pdf

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o Hidráulica, especificamente sobre turbinas.


    Primeiramente faz-se importante explicar que turbinas são equipamentos responsáveis por transformar a energia hidráulica em energia mecânica. Precisamente, a turbina converte a pressão e a velocidade de um fluxo de água em torque e rotação.


    Existem diversos tipos de turbinas. Em especial, a turbina de fluxo cruzado, também conhecida como turbina de fluxo transversal, possui uma concepção simples, sendo constituída por um injetor dotado de uma aleta responsável por regular o fluxo de água de entrada na turbina. Além disso, tal turbina possui um rotor, no formato de um tambor, capaz de gerar potência mecânica no eixo da turbina por meio da entrada do fluxo de água no mesmo. Com essa concepção, a turbina de fluxo cruzado pode ser utilizada para diferentes valores de vazão, limitadas ao tamanho do rotor. A Figura 1 apresenta os constituintes de uma turbina de fluxo cruzado.


    Figura 1: Constituintes e esquema de funcionamento de turbina tipo de fluxo cruzado.



    Fonte: Mello Júnior apud Ossberger Turbinenfabrick (1998).


    Devido a pequena quantidade de componentes e simplicidade de funcionamento, as turbinas de fluxo cruzado apresentam baixo custo de manutenção, além de fácil montagem, instalação e operação. Além disso, elas também possuem bom rendimento para baixas quedas d'água e vazões, sendo adequadas para pequenas centrais hidrelétricas. Logo, a assertiva do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: Certo.


    Ademais, no que diz respeito a turbinas, as principais são a Francis, a Pelton e a Kaplan. Quanto ao seu aproveitamento, as turbinas Pelton são recomendadas para quedas d'água altas e vazões baixas; enquanto as turbinas Francis e Kaplan são recomendadas para quedas de água e vazões médias e altas.

  • Amigos, a turbina Banki (ou de fluxo-cruzado) é conveniente para ser utilizada em um amplo intervalo de queda e vazão, compreendido entre 1 e 180m para a queda, e de 0.03 m³/s a 7.1 m³/s para a vazão, permitindo a concorrência com outros tipos de turbina, porém sendo muito mais simples quanto a construção, instalação e manutenção, com um melhor rendimento quando utilizando-se de vazões parciais.

    Como vantagens da turbina de fluxo-cruzado sobre outros tipos de turbinas pode-se constatar que a mesma não está sujeita à cavitação e ainda permite a passagem de folhas e objetos através das aletas sem maiores prejuízos. O rendimento da turbina de fluxo-cruzado é reduzido quando o eixo trabalha afogado, devendo este ficar acima do nível d'agua de saída.

  • A turbina de fluxo cruzado, também conhecida pelos nomes de: MichellBanki, Banki e MichellOssberger é definida como uma turbina de ação que pode ser instalada com quedas de 1 a 200 m de altura e vazões de 0,025 a 13 m3/s. Com a evolução apresentada principalmente nas últimas duas décadas por firmas tradicionais como: Ossberger Turbinenfabrick ou mais novas como a CINK, pode alcançar diâmetros de rotores próximos de 1,0 m com largura de até 3,0m e desenvolver potência de até 2000 kW, com rendimentos que já podem chegar a 90%. 

    https://www.bettahidroturbinas.com.br/energia

  • As Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) são usinas hidrelétricas de tamanho e potência ainda menores que as PCHs. De acordo com a classificação da Agência Nacional de Energia Elétrica, esses empreendimentos podem ter o potencial de gerar de 0 até 5MW de energia.

    Questão está ERRADA, pois se a Turbina de Fluxo Cruzado vai até 2000 kW ou 2 MW é um CGH e não uma PCH. a PCH é de potência de 5 MW a 30 MW.

    https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-normativa-n-875-de-10-de-marco-de-2020-248070610