SóProvas


ID
2946133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de projetos de irrigação, operação e manutenção de perímetros irrigados, julgue o item subsecutivo.



Em pequenas áreas, para garantir baixo custo de implantação, operação e manutenção, é indicado utilizar a irrigação por gotejamento, processo no qual a água chega ao pé da planta através de uma pequena rede de tubulação móvel e de baixa pressão, sendo a liberação da água feita pontualmente, por meio de microaspersores.

Alternativas
Comentários
  • A questão teria gabarito CERTO se:

    "(...) através de uma pequena rede de tubulação FIXA (..)".

    Em projetos de irrigação, tubulação fixa é de mais baixo custo de implantação, operação e manutenção comparada à tubulação móvel.

  • alem do já exposto, tem baixo custo de implantação inicial?

  • O uso de aspersores é mais indicado para pequenas áreas, pois o custo de implantação e manutenção são inferiores ao do sistema de gotejamento.

  • Em pequenas áreas, para garantir baixo custo de implantação, operação e manutenção, é indicado utilizar a irrigação por gotejamento, processo no qual a água chega ao pé da planta através de uma pequena rede de tubulação móvel e de baixa pressão, sendo a liberação da água feita pontualmente, por meio de microaspersores.

    A partir do trecho acima podemos ver que o enunciado da questão tem alguns erros: na irrigação por gotejamento a rede de tubulação é fixa, não móvel e a água é liberada pontualmente por gotejadores, não microaspersores.

  • Aqui na minha região, geralmente usam o gotejamento em pequenas áreas e estufas, porém a tubulação é fixa (com a ressalva de possível remoção para manutenções do solo com tratores, mas em geral fica fixa até a cultura produzir e chegar o momento de ser descartada), o como o próprio nome diz, a irrigação é feita por um gotejador, já nas plantações maiores, como alface e couve, costumam utilizar do sistema de aspersão de água, portanto, creio que o gotejamento serve para pequenas áreas, e a aspersão para médias e grandes áreas.

    OBS: nnão pesquisei a fundo, ´mas comentei o que vejo nos sitios de produtores aqui da região, qualquer erro me corrijam, please !

  • TEC Concurso - Prof. Neila Bolzan

     

    Essa questão trata das formas de irrigação localizada que são três: gotejamento, microaspersão e tubo perfurado.


    A irrigação por gotejamento faz parte do grupo de irrigação localizada e, segundo o livro de Azevedo Netro, "na irrigação por gotejamento a água é levada até o pé da planta a um cocho úmido por uma extensa rede de tubulação fixa e de baixa pressão. A liberação de água para o solo é feita pontualmente através de gotejadores, na forma de gotas e em vazões reduzidas."


    A partir do trecho acima podemos ver que o enunciado da questão tem alguns erros: na irrigação por gotejamento a rede de tubulação é fixa, não móvel e a água é liberada pontualmente por gotejadores, não microaspersores.


    Fonte: NETTO, José Martiniano de Azevedo. Manual de Hidráulica. 8ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998. 

     

    Gabarito: ERRADO.

  • Tem que filtrar pra não entupir.

    Elevado custo de implementação.

    Elevado custo de manutenção.

    Baixo consumo de energia.

    Baixo consumo de água.

    Culturas de alto retorno econômico.

    Gotejatamento = Gotas

    (Micro)Aspersão = "chuva"

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre técnicas de irrigação.


    A irrigação é uma técnica da agricultura que tem o intuito de fornecer, de maneira controlada, água para as plantas em quantidade suficiente e no tempo certo, visando otimizar a produtividade e garantir a sobrevivência da cultura. Os diversos tipos de irrigação costumam ser classificados em superficial, localizado, por aspersão e de subsuperfície.


    A irrigação localizada ocorre quando a água é aplicada diretamente em um uma área próxima das raízes das plantas.


    Nesse contexto, a irrigação por gotejamento trata-se de uma técnica de irrigação localizada caracterizada pela aplicação de água diretamente na raiz da planta, por meio de gotejadores dispostos ao longo de uma rede de tubulação fixa.


    Visto isso, conclui-se que a afirmativa do enunciado está errada, pois no sistema de irrigação por gotejamento, a tubulação é fixa e liberada não mediante microaspersores, mas sim por gotejadores.


    Gabarito do professor: Errado.


    No mais, vale ressaltar que a irrigação por gotejamento opera em baixa pressão, provendo economia de energia. Além disso, tal sistema possui baixas índice de perdas e se adapta aos diferentes tipos de solo e topografia.

  •  "na irrigação por gotejamento a água é levada até o pé da planta a um cocho úmido por uma extensa rede de tubulação fixa e de baixa pressão. A liberação de água para o solo é feita pontualmente através de gotejadores, na forma de gotas e em vazões reduzidas." Azevedo Netto

  • custo de implantação geralmente é alto.