SóProvas


ID
2946142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a obras e operações portuárias, julgue o próximo item.



Os cais descontínuos, quando comparados aos contínuos, são mais apropriados para atracação, assim como para as operações de carga e descarga de navios do tipo deslizante que transportem carga geral.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Spoiler: sei tanto de portos quanto john snow sabe de alguma coisa

    Erro 1: Terminal com carregador deslizante não pode ser em cais descontínuo (ou discreto);

    Erro 2: os cais descontínuos não são indicados para carga geral.

    Cais é a mesma palavra para singular e plural? O cais, os cais. Hmm. Maldito chá.

    Imagino que estaria correto o seguinte:

    Os cais contínuos, quando comparados aos descontínuos, são mais apropriados para atracação, assim como para as operações de carga e descarga de navios do tipo deslizante que transportem carga geral.

  • ERRADO

    Os cais contínuos, quando comparados aos descontínuos, são mais apropriados para atracação, assim como para as operações de carga e descarga de navios do tipo deslizante que transportem carga geral.

  • Cais discreto ou descontínuo é mais indicado para granéis sólidos (minérios de ferro) e granéis líquidos (petróleo). Cais contínuo é mais indicado para estruturas deslizantes =)

  • cais descontinuo ---> cargas especificas

  •     Segundo Alfredini e Arasaki (2009) os cais podem ser caracterizados como estruturas de obras contínuas com função de acesso, suporte de equipamentos, atracação e amarração das embarcações.
           As soluções em cais contínuo são mais adaptáveis a tipos de equipamentos de carga e descarga de navios do tipo deslizante, isto é, que se desloca ao longo da frente acostável.
           Uma variante estrutural de solução para os cais do tipo contínuo que, muitas vezes, pode apresentar consideráveis vantagens econômicas, é constituída pelo cais de cortina ancorada, com fundações independentes para suportar o equipamento deslizante.

     

     

     

    No Roteiro de Auditoria do TCU sobre Obras Públicas de Portos  há a seguinte informação:

     

     


    "As soluções em cais contínuo são, evidentemente, mais adaptáveis a tipos de equipamentos de carga e descarga de navios do tipo deslizante, isto é , que se desloca ao longo da frente acostável."

     

     

     

    A afirmação acima é oposta à do enunciado, o que torna a afirmação errada. Além disso, convém informar que o cais descontínuos dependem de haver separação entre os vários elementos estruturais para carga e descarga em navios especializados.

     

    Gabarito: ERRADO.

  • Obras Portuárias

    Estruturas de atracamento

    -----------------------------------

    Cais descontínuos 

    -> Uso: acostagem, suporte de equipamentos e amarração dos navios ou embarcações

    -> Tipos de cargas: Granéis

    Cais contínuo

    -> Uso: carga e descarga de navios do tipo deslizante

    -> Tipos paramentos: aberto ou fechado

    -> Tipos de cargas: cargas unitizadas e especiais

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre obras portuárias, especificamente sobre os tipos de cais.


    Primeiramente é importante definir que o porto consiste em um conjunto de estruturas numa área à beira de um corpo hídrico, protegida das ondas e correntes, concebida para a atração de barcos e navios. Nos portos, o cais trata-se de uma plataforma estrutural, paralela à água, na qual as embarcações atracam para carregar e descarregar cargas e passageiros.


    A Norma Técnica que trata sobre portos é a ABNT NBR 13209 (1994), intitulada "Planejamento portuário - Obras de acostagem". Em seu item 5.3.1.2, tal Norma fixa que "o desenvolvimento da obra de acostagem na configuração de cais pode dar-se de modo contínuo ou descontínuo".


    O cais contínuo é utilizado para embarcações do tipo deslizantes, ou seja, aquelas que se deslocam ao longo da frente acostável. Tal fato é corroborado pelo Roteiro de Auditoria de Obras Portuárias, elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Tal documento estabelece que "as soluções em cais contínuo são, evidentemente, mais adaptáveis a tipos de equipamentos de carga e descarga de navios do tipo deslizante, isto é, que se desloca ao longo da frente acostável".


    Por sua vez, o cais descontínuo é utilizado para acostagem e cargas a granel.


    Logo, a assertiva do enunciado está errada, pois os cais mais apropriados para atracação, assim como para as operações de carga e descarga de navios do tipo deslizante que transportem carga geral, são os cais contínuos.




    Gabarito do professor: ERRADO.

  • "As soluções em cais contínuo são, evidentemente, mais adaptáveis a tipos de equipamentos de carga e descarga de navios do tipo deslizante, isto é , que se desloca ao longo da frente acostável."

    No Roteiro de Auditoria de Portos - TCU

  • Gabarito: ERRADO

    Resumindo:

    - Cais contínuos: carga geral (contêineres, veículos, sólidos ensacados, etc.)

    - Cais descontínuos (discretos): carga específica como granéis líquidos (petróleo e derivados, álcool, produtos químicos, etc.) e granéis sólidos (grãos, minérios, etc.)