SóProvas


ID
2949775
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Lagoa Alegre - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Fazer backup de 100 gigabytes de dados todas as noites quando talvez 10 gigabytes de dados foram alterados não é uma boa prática. Por este motivo, que tipo de backup deve ser utilizado?

Alternativas
Comentários
  • É a maneira mais rápida para ser feita.
  • GAB C

    • Backup = Cópia de Segurança

    Backup = É a simples cópia de dados armazenado em algum dispositivo de armazenamento que possue determinada retenção e periodicidade. Os backup´s podem ser realizados em tipos e meios de dados diferentes, localmente e/ou através de rede.

    •Seu objetivo é a realização de cópias de dados de um dispositivo de armazenamento para outro;

    •Diferente de tolerância a falhas, backup assume que falhas podem ocorrer e assim os dados poderão ser perdidos;

    •Visto em empresas e organizações como “um mal necessário”.

                                                                                TIPOS DE BACKUP

    •Completo ou “Full” – faz cópia de todos os arquivos definidos na configuração da ferramenta;

    Vantagem:

    ⤵ mais simples e direto 

    ⤵ Ele sempre dá a certeza de que todos os dados estarão presentes, no caso de precisar contar com as cópias em uma restauração.

    Desvantagem:

    ⤵ Todo o banco de dados é sempre copiado. Isso pode ser irrelevante para uma pequena quantidade de dados, mas, à medida em que a base de dados cresce, tanto o backup quanto a restauração se tornam mais e mais demorados.

    •“Incremental” – faz cópia apenas dos arquivos modificados a partir do último;

    Copia somente arquivos criados ou alterados desde o último backup seja o completo, diferencial ou incremental. Marca o desmarcado. Em primeiro lugar, executa-se um backup fullseguido de diversos backups incrementais. Se houver alterações nos dados, somente elas serão copiadas.

    Vantagem:

    ⤵ A rapidez para cópia dos incrementais é o maior benefício, pois somente dados alterados ou novos são adicionados ao último backup executado. Essa opção diminui o tempo do processo e um eventual consumo de link de rede ou internet.

    Desvantagem:

    ⤵  Exige maior domínio por parte do agente responsável, visto que é preciso ter controle sobre o catálogo dos backups executados. Além disso, a restauração é mais lenta, pois é preciso primeiro restaurar o último backup full, seguido da sequência de incrementais até o último realizado.

    •Backup “Cópia” – faz uma cópia secundária ou complementar de determinado volume (redundante);

    •Backup “Migração” – faz uma cópia dos dados de um volume para outro e os dados do primeiro volume deixam de existir.

    Backup Diferencial

    O backup diferencial é parecido com o incremental, pois aplica as alterações executadas após um backup full. No entanto, ele sempre copia os dados alterados desde o backup completo. Em outras palavras, para se executar uma restauração, basta utilizar o último backup full, seguido do último backup diferencial.

    Vantagem:

    ⤵ A vantagem principal é ter menos arquivos pra restaurar, já que não se aplicam vários arquivos na restauração, apenas o full e o último diferencial. Ele gera menos tráfego de rede do que o full, e é menos complexo que o incremental.

    Desvantagem:

    ⤵ O tempo de recuperação pode se tornar um pouco maior do que quando se utiliza o modelo incremental.

     

    AVANTE! FORÇA! NÃO DESISTA, INVISTA!

     

     

     

  •  

    [Backups Delta]

     

     

    A cópia de segurança delta é um backup incremental de elementos dos dados com grande detalhe, ou seja, blocos de dados são salvos em vez de arquivos individuais.

     

    Este tipo de backup armazena a diferença entre as versões correntes e anteriores dos arquivos. Este tipo de backup começa a partir de um backup completo e, a partir daí, a cada novo backup são copiados somente os arquivos que foram alterados enquanto são criados hardlinks para os arquivos que não foram alterados desde o último backup. Esta é a técnica utilizada pela Time Machine da Apple e por ferramentas como o rsync.

    A grande vantagem desta técnica é que ao fazer uso de hardlinks para os arquivos que não foram alterados, restaurar um backup de uma versão atual é o equivalente à restaurar o último backup, com a vantagem que todas as alterações de arquivos desde o último backup completo são preservadas na forma de histórico. A desvantagem deste sistema é a dificuldade de se reproduzir esta técnica em unidades e sistemas de arquivo que não suportem hardlinks.

     

    https://www.diegomacedo.com.br/backup-conceito-e-tipos/

    https://br.ccm.net/contents/640-copia-de-seguranca-backup

  • Incrimental mais rápido porém mais demorado para ser restuardao.

    Diferencial oposto do incremental mais demorado para fazer porém, para restaurar é mais rápido.

    backup completo é ambos mais demorado e para restaurar também entretanto, para localizar arquivo é melhor...

    faca na caveira em breve investigador de policia civil bahia.

  • GABARITO C

    BACKUPS

    Normal/Completo/Total

    → Copia todos os arquivos

    → Backup Lento , restauração rápida

     _____________________________________________________

    INCREMENTAL

    → Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal ou incremental e Marca que passou por backup

    → Backup rápido , restauração lenta .

    _____________________________________________________

     Diferencial

    → Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal ou incremental . Não marca que correu backup

     _____________________________________________________

    Um backup, quando gerado, pode optar pela compactação dos dados originais para diminuir o espaço ocupado na mídia de destino - da mesma forma que funciona o WinZip, por exemplo. 

    bons estudos

  • Passo a passo do backup:

    1°- O primeiro backup tem que ser obrigatoriamente o completo ou normal.

    2°- O segundo backup pode ser o normal, incremental ou diferencial.

    3°- Se eu fizer somente o backup normal e incremental para a recuperação tenho que utilizar o ultimo backup normal + todos os backup diferenciais que foram realizados após o ultimo normal.

    4° - Se eu fizer somente o backup normal e diferencial para a recuperação tenho que utilizar o ultimo backup normal + o ultimo backup diferencial após o ultimo normal.

    Vejo a possibilidade de recorrer para esta questão. É certo que o incremental seja mais rápido que o diferencial, porém o examinador não deu maiores informações somente relatando que era um backup feito diariamente.

    Grandes empresas realizam o backup diferencial na segurança de se ocorrer a perda de um dos arquivos não há o problema de se perder todos com acontece no backup incremental que é mais indicado para salvar arquivos de pequena extensão

    Diante disto, um arquivo com 10 gigabytes é um arquivo considerável e o mais indicado seria fazer um backup diferencial.

  • Não entendi nem a pergunta...

  • Gabarito C.

    Aconselho esta aula abaixo, sobre bacapes.

    https://www.youtube.com/watch?v=i70HsjIY4oc

  • Pode ser a letra b ou c, caçamba. Tenho de ser a Mãe Dináh agora? Eu, hein...

  • Dentre as opções possiveis, no caso, o diferencial e o incremental, aquele que ocuparia menos espaço de armazenamento nesse contexto é o Backup Incremental.  

    Gabarito C

    BONS ESTUDOS!

  • Resposta: Backup incremental --> aquele que adiciona ao backup SOMENTE as alterações realizadas desde o último backup (normal ou incremental)

    Obs: Questão com uma afirmação que não pode ser generalizada... Como assim não é uma boa prática realizar backup completo ou diferencial? obviamente isso depende do usuário né... eu hein!

  • Gabarito C.

    Conceitos

    Primeiro de tudo, os backups servem para armezenar algum conteúdo importante de forma segura, evitando a perda desse conteúdo, como por exemplo, quando o seu computador para de funcionar e você perde arquivos importantes. Obrigatoriamente, o backup deve estar em um local físico distinto do original.

    Tipos

    Os três principais backups são: a) completo; b) incremental; e c) diferencial.

    Completo - Faz a cópia de todos os arquivos, não os diferenciando.

    Incremental - Faz a cópia dos arquivos criados/modificados desde o último backup realizado, independentemente se for completo ou diferencial. A principal vantagem é armezenar menos dados, mas dificulta a recuperação dos danos em razão disso.

    Diferencial - Faz a cópia dos arquivos criados/modificados desde o último backup completo. A principal vantagem é a recuperação mais rápida, mas armazena mais dados em razão disso.

  • ( C )

    Sendo relacionado ao tamanho, acho que foi isso que a pergunta quis dizer, mas não disse:

    O diferencial ocupa mais espaço que o Incremental.

  • GAB: C

    A questão referiu-se ao espaco utilizado. O backup diferencial ocupa mais espaco pois nele é gravado todos os dados armazenados desde o ultimo backup completo. O INCREMENTAL é mais economico.

  • Tempo de backup e tempo de recuperação dos arquivos são sempre inversamente proporcionais.