SóProvas


ID
2950375
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O controle da resistência à compressão do concreto, na construção de uma estrutura de concreto armado, foi realizado por amostragem total. No final da execução da estrutura, constatou-se que foram produzidos ao todo 46 corpos de prova para a verificação da resistência à compressão do concreto.


A quantidade de lotes de concreto usados para a construção da estrutura em questão é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Esaios de resistência à compressão:
    Controle Estatístico por Amostragem Total
    Lotes com número de exemplares n > 20

    fckest= fj
    onde j = 0,05n

    Pra mim seria, 0.05x46 = 2.3. Ressposta estranha
     

  • Conforme estabelecido no subitem 6.2.2 “Amostragem” da norma ABNT NBR 12655:2015, cada exemplar de amostragem total deve ser constituído por dois (2) corpos de prova da mesma amassada .

  • De acordo com a NBR 12.655, são necessários 2CPs por exemplar (1 para cada idade, por ex: 1CP para ser testado aos 14 dias e outro aos 28 dias)

    Logo, se são 46 CPs, temos 46/2 = 23 lotes de exemplares.

    Lembrando que como o controle é por amostragem TOTAL, todas as betonadas são amostradas.

  • NBR 12655 - 6.2.2 Amostragem

    As amostras devem ser coletadas aleatoriamente durante a operação de concretagem, conforme a ABNT NBR NM 33. Cada exemplar deve ser constituído por dois corpos-de-prova da mesma amassada, conforme a ABNT NBR 5738, para cada idade de rompimento, moldados no mesmo ato. Toma-se como resistência do exemplar o maior dos dois valores obtidos no ensaio do exemplar.

    Bom eu entraria com recurso, acertei pq 23 é um valor primo e não caberia divisão, mas o texto da NBR dá a entender, e é o que se segue na prática, que será 2 CP's para cada idade de rompimento, ou seja:

    se fosse um ensaio padrão de 7 e 28 dias teriamos:

    2 --> 7 dias

    .+.....................logo = 4 CP's para um lote, ou uma betonada

    2 --> 28 dias

    e 46/4 é 11,5..... o que não faria sentido, e esse resultado iria variar de acordo com os dias de ruptura, o que a questão não informou...

  • A questão exigiu conhecimento a respeito do controle de concreto por amostragem total descrito pela NBR 12655/2015: Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.

    O controle por amostragem total consiste na amostragem de todas as betonadas, que são representadas por um exemplar coletado para ensaio. Tenha em mente que cada exemplar deve ser constituído de dois corpos de provas da mesma amassada. 

    A resistência a compressão do exemplar fica definida pela resistência do maior dos dois valores dos corpos de provas obtidos no ensaio de resistência.

    Primeiro, vamos definir o total de exemplares para a situação descrita:




    Como o controle de concreto será o de amostragem total, todos os exemplares serão amostrados, o que representa o total de 23 lotes amostrados.


    Gabarito do Professor: Alternativa B.

    FONTE:

    Associação de Normas Técnicas Brasileiras. NBR 12655: Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento. Rio de Janeiro, 2015.
  • 6.2.2 Amostragem

    As amostras devem ser coletadas aleatoriamente durante a operação de concretagem, conforme a ABNT NBR NM 33.

    Cada exemplar deve ser constituído por dois corpos de prova da mesma amassada, conforme a ABNT NBR 5738, para cada idade de rompimento, moldados no mesmo ato. Toma-se como resistência do exemplar o maior dos dois valores obtidos no ensaio de resistência à compressão.

    ABNT NBR 12655:2015 

  • Questão um tanto curiosa uma vez que na NBR 12655 fala que o exemplar da amostra é composto por 2 CPs. A formação do lote pode ser por volume, números de andares ou tempo de concretagem e nada diz em relação a essa quantidade.

  • GAB.: B

    __________________________________

    E-book com 320 questões comentadas:

    https://abre.ai/c938