SóProvas


ID
2950561
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha uma economia na qual as preferências de Ana dependem apenas dos bens x e y. A elasticidade preço da demanda de Ana pelo bem x é de -2, a elasticidade preço cruzado da demanda por é de -0,5, e a elasticidade renda de Ana pelo mesmo bem é de 2,5.

Então, se houver um aumento de 1% tanto no preço do bem x quanto no preço de y e na renda de Ana, o impacto total sobre a demanda de Ana pelo bem x é de:

Alternativas
Comentários
  • Interpretação Usual da Elasticidade:

    Epd = -2, significa que um aumento de 1% no Preço do Bem, acarretará uma queda de duas unidades na Demanda pelo Bem.

    Epc = -0,5 (Bens Complementares Perfeitos), aumento de 1% no Preço do Bem Complementar acarreta queda de 0,5 unidades na Demanda pelo Bem X.

    Erd = 2,5, significa que um aumento de 1% Renda, acarretará um aumento de 2,5 unidades na Demanda pelo Bem.

    Saldo da Quantidade demandada pelo Bem: (-2-0,5+2,5) = 0.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Elasticidades!

    E essa questão é muito legal, pois nos obriga a pensar qual será o efeito final na demanda, considerando várias elasticidades!

    Bom, vamos ir por partes. 

    A questão menciona que tudo aumenta 1% (o preço do bem x, o preço do bem y e a renda de Ana). Vamos ver o impacto disso em cada elasticidade e depois ver o impacto total. 

    Uma Elasticidade-Preço da Demanda = -2, significa que quanto o preço do bem aumenta 1%, a demanda de Ana cai 2%. Portanto, até aqui, a demanda contraiu 2%. 

    Uma Elasticidade-Preço Cruzada da Demanda = -0,5, indica que temos Bens Complementares Perfeitos (Se a EPC for negativa, temos Bens complementares perfeitos). Em bens complementares, aumento no preço de um bem causa queda na demanda do bem complementar associado. Assim, um aumento de 1% no Preço do Bem Complementar Y acarreta queda de 0,5 unidade na demanda pelo bem X.  Assim, segundo o efeito da EPC, a demanda caiu 0,5%.

    Por fim, a Elasticidade-Renda da Demanda mede o tanto que a renda afeta a demanda. Uma ERD positiva indica que estamos diante de um bem normal (aumento da renda, causa aumento da demanda). Assim, com Erd = 2,5, temos que um aumento de 1% renda causará um aumento de 2,5% na Demanda pelo Bem X. Pela ERD, portanto, temos um aumento de 2,5% na demanda do bem X. 

    Pegando tudo: 

    Pela ERD, a demanda cai 2%. 
    Pela EPC, a demanda cai 0,5%
    Pela ERD, a demanda sobe 2,5% 

    Efeito total sobre a demanda: -2% - 0,5% + 2,5% = 0. 

    Portanto, no final das contas, a demanda de Ana pelo bem X não se alterará. 


    Gabarito do Professor: Letra D.