Gabarito Letra C
A Integridade Referencial determina que os valores dos campos que aparecem numa Chave Estrangeira devem aparecer na Chave Primária (candidata) da tabela referenciada. Porém a dúvida pode pairar sobre a chave estrangeira poder assumir valores nulos. De fato sim, podem assumir valores nulos, mas não neste caso onde se é definido a relação de cardinalidade mínima 1:N, onde do lado 1 está a entidade Empresa e, do lado N, a entidade Filial, ou seja, cada instância da empresa deve ter muitas instâncias do lado filial. Obrigatoriedade!!
instagram @papirobizurado
Questão que requer um raciocínio a respeito das chaves estrangeiras e da natureza dos relacionamentos identificadores.
Como o relacionamento é 1:N, ele é implementado se colocando uma chave estrangeira no lado "N" da relação, ou seja, em filial. Assim, uma empresa poderá estar relacionada a várias filiais, enquanto uma filial estará relacionada a no máximo uma empresa.
Em um relacionamento identificador, temos que a participação da entidade fraca é sempre total, já que não é possível que exista uma entidade fraca sem uma entidade forte associada. No cenário da questão, isso implica dizer que toda filial deve estar obrigatoriamente relacionada a uma empresa.
Como toda filial deve estar relacionada a pelo menos uma empresa, e esse relacionamento é realizado pela chave estrangeira, se tivéssemos uma filial com valor nulo na chave estrangeira, isso implicaria dizer que a filial em questão não estaria relacionada a empresa alguma, o que não pode ocorrer!