SóProvas


ID
2950741
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere um diagrama IDEF1X contendo um relacionamento identificador, 1:N, onde do lado 1 está a entidade Empresa e, do lado N, a entidade Filial.


Num banco de dados que implemente esse relacionamento, a restrição de integridade referencial entre as tabelas Empresa e Filial, que correspondem respectivamente às entidades citadas, NÃO é possível que a chave estrangeira na tabela Filial:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A Integridade Referencial determina que os valores dos campos que aparecem numa Chave Estrangeira devem aparecer na Chave Primária (candidata) da tabela referenciada. Porém a dúvida pode pairar sobre a chave estrangeira poder assumir valores nulos. De fato sim, podem assumir valores nulos, mas não neste caso onde se é definido a relação de cardinalidade mínima 1:N, onde do lado 1 está a entidade Empresa e, do lado N, a entidade Filial, ou seja, cada instância da empresa deve ter muitas instâncias do lado filial. Obrigatoriedade!!

    instagram @papirobizurado

  • O segredo da questão é o relacionamento identificador

  • Só imaginar que não da para criar uma Filial sem uma Empresa associada. Mas da para criar um empresa sem filial. Então filial e uma entidade fraca pôs depende que exista uma referencia de Empresa e NÃO é possível que a chave estrangeira na tabela Filial admita valores nulos pôs precisa da referencia da empresa existente.

  • Questão que requer um raciocínio a respeito das chaves estrangeiras e da natureza dos relacionamentos identificadores.

    Como o relacionamento é 1:N, ele é implementado se colocando uma chave estrangeira no lado "N" da relação, ou seja, em filial. Assim, uma empresa poderá estar relacionada a várias filiais, enquanto uma filial estará relacionada a no máximo uma empresa.

    Em um relacionamento identificador, temos que a participação da entidade fraca é sempre total, já que não é possível que exista uma entidade fraca sem uma entidade forte associada. No cenário da questão, isso implica dizer que toda filial deve estar obrigatoriamente relacionada a uma empresa.

    Como toda filial deve estar relacionada a pelo menos uma empresa, e esse relacionamento é realizado pela chave estrangeira, se tivéssemos uma filial com valor nulo na chave estrangeira, isso implicaria dizer que a filial em questão não estaria relacionada a empresa alguma, o que não pode ocorrer!

  • RELACIONAMENTO IDENTIFICADOR

    • Aquele no qual uma das entidades NÃO tem atributos suficientes para formas sua chave primária;
    • Essa entidade (ou entidade fraca) só existe quando está relacionada a outra entidade (entidade forte);
    • A entidade fraca usa a chave primária da entidade forte para compor sua própria chave primária;

    NA QUESTÃO

    • Uma empresa pode ter várias filiais, MAS uma filial TEM que estar relacionada necessariamente a uma empresa;
    • Relacionamento do tipo 1:N e a chave estrangeira deve ficar na entidade do lado N; ou seja, na entidade Filial;

    MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO (MER)

    RELACIONAMENTOS (ASSOCIAÇÃO ENTRE AS TABELAS)

    • Um para Um (1:1):
    • Um para Muitos (1:N)
    • Muitos para Muitos (N:M)