SóProvas


ID
2950897
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas famosas conferências proferidas por Michel Foucault no Brasil, A Verdade e as Formas Jurídicas, ele descreve o surgimento de instituições de “sequestro” (fábrica, escola, hospital, prisão) com finalidade de inclusão e normalização dos indivíduos.


Segundo Foucault, tais instituições possuem as seguintes características, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • B) CORRETA, controle sobre o tempo dos indivíduos: "Durante o século XIX, outras formas de controle passaram a vigorar, além da força de trabalho através de baixos salários frente à cargas horárias elevadas: o controle de como gastar o tempo livre e as economias do operário";

    C) CORRETA, gestão dos corpos para obtenção de força de trabalho: uma das funções mencionadas abaixo;

    D) CORRETA, polivalência dos poderes econômico, político e judiciário: uma das funções mencionadas abaixo;

    E) CORRETA, extração de saber sobre indivíduos submetidos à vigilância: uma das funções mencionadas abaixo;

    Foucault aborda três funções das instituições de sequestro:

    1) controle do tempo dos indivíduos

    2) O controle dos corpos;

    3) O tempo e a força dos trabalhadores são incorporados no sistema de produção por meio de um jogo de saber e poder: o poder que se exerce nessas instituições de controle é, além de econômico, também político, o micro poder exercido no interior de tais instituições é ainda um poder judiciário e por fim, é poder epistemológico, já que se extrai um saber dos indivíduos vigiados e se extrai um saber sobre estes seres humanos submetidos ao controle dos diferentes poderes mencionados.

  • Diferentemente das instituições do século XVIII que propunham um modelo de internamento como espécie de punição,  desordeiro, que não se enquadrava nas regras, que levava uma vida irregular, marginalizado pelo internamento, então, era uma resposta, uma espécie de punição, uma espécie de "reclusão de exclusão";  o panorama moderno é outro, pois a finalidade das novas instituições de reclusão tais  como a prisão, escola, fábrica, não é excluir os indivíduos, mas sim fixá-los. 
     A fábrica não exclui os indivíduos; liga-os a um aparelho de produção. A escola não   exclui os indivíduos; mesmo fechando-os; ela os fixa a um aparelho de transmissão do  saber. O hospital psiquiátrico não exclui os indivíduos; liga-os a um aparelho de  correção, a um aparelho de normalização dos indivíduos . O mesmo acontece com a   casa de correção ou com a prisão. Mesmo se os efeitos dessas instituições são a exclusão do indivíduo, elas têm como finalidade primeira fixar os indivíduos em um aparelho de normalização dos homens.  Assim diversa da reclusão do século XVIII a do século XIX será denominada por  Foucault de “sequestro" . A primeira tem como finalidade excluir o indivíduo da sociedade, já a segunda, tem como fim ligar o indivíduo a um aparelho normalizador, constituindo-se como uma inclusão por exclusão, ou vice-versa. Assim temos a oposição entre a reclusão e o sequestro, a reclusão do século XVIII tem por fim a exclusão do indivíduo tido  como marginal, já o sequestro do século XIX, tem como objetivo a sua inclusão e normalização.
    Foucault aborda, então, três funções das instituições de sequestro: 1) controle do tempo dos indivíduos - através do oferecimento do tempo dos indivíduos ao mercado e a sua compra por um salário; 2) o controle dos corpos através da valoração, do controle e da formação dos corpos dos indivíduos, aquele que deve ser formado, reformado, corrigido, o que vede adquirir aptidões, receber um certo número de qualidades, qualificar-se como um corpo capaz de trabalhar; 3) o tempo e a força dos trabalhadores são incorporados no sistema de produção por meio de um jogo de saber e pode, no qual o poder que se exerce nessas instituições de controle é, além de econômico, também político, o micro poder exercido no interior de tais instituições é ainda um poder judiciário e por fim, é poder epistemológico, já que se extrai um saber dos indivíduos vigiados e se extrai um saber sobre estes seres humanos submetidos ao controle dos diferentes poderes mencionados.

    GABARITO: A

  • Gab A

    repressão de acordo com os interesses da classe burguesa;