SóProvas


ID
2951497
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Trata-se de observações corretas sobre o formato MARC21, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Um registro bibliográfico em formato MARC é composto de três elementos principais: o Líder, o Diretório e os Campos Variáveis.

  • Na questão fala "ESTRUTURA" : que é implementado por padrões internacionais ANSI Z39.2 e ISO 2709

    O REGISTRO BIBLIOGRÁFICO: que é composto pelos elementos LÍDER, DIRETÓRIO E CAMPOS VARIÁVEIS.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre a estrutura e o uso do formato MARC 21.

    O formato MARC 21 (Machine Readable Cataloging) é um formato padrão de catalogação legível por computador. O uso do formato promove o intercâmbio padronizado de informações catalográficas entre instituições.

    A questão pede a identificação da alternativa INCORRETA. As alternativas abordam temas gerais sobre o MARC 21, sem cobrar detalhes e conteúdos muito específicos sobre o formato.

    Vamos a análise das alternativas:

    a) CORRETA. Os campos citados compreendem: a autoria (1XX), a descrição física (6XX) e as notas (5XX). Estes três campos se subdividem em etiquetas de identificação específica para cada um deles, por exemplo: campo 100 usado para Nome Pessoal, campo 505 usado para notas de conteúdo e campo 337 usado para tipo de mídia.

    b) INCORRETA. A estrutura do formato MARC 21 é composta pelos elementos Líder, Diretório e Campos Variáveis.

    c) CORRETA. O subcampo é precedido pelo delimitador $ e seu respectivo código. Por exemplo $a.

    d) CORRETA. Os campos fixos 0XX contém informações codificadas sobre o próprio registro.

    e) CORRETA. Os campos posteriores ao 010 podem ser repetidos de acordo com a necessidade do catalogador. Porém, os números que antecedem o 010 são usados para identificar o registro e não podem ser repetidos.

    Gabarito do Professor: Letra B
    1. Um registro MARC é composto por três elementos: estrutura, indicação do conteúdo e conteúdo propriamente dito.
    2.  A estrutura do registro é uma implementação dos padrões internacionais ANSI Z39.2 e ISO 2709
    3.  As indicações de conteúdo são códigos e convenções estabelecidos para identificar e caracterizar os dados dentro do registro e permitir sua manipulação.
    4. Os conteúdos dos dados que compõe um registro MARC geralmente são definidos por padrões externos ao formato, como: International Standard Bibliographic Description (ISBD), Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), Library of Congress Subject Headings (LCSH) ou outros códigos usados pela instituição criadora do registro.

    O formato MARC 21 para dados bibliográficos inclui informação sobre material textual impresso ou manuscrito, arquivo de computador, mapas, música, recurso contínuo, material visual e material misto; os dados bibliográficos normalmente incluem título, nome, assunto, nota, dado de publicação e descrição física.