De acordo com Langridge (1977, p. 25):
Apenas um princípio de divisão deve ser usado de cada vez para produzir classes mutuamente exclusivas. Se elas se sobrepõem então é impossível se ter certeza a que classe um determinado objeto pertence. Esse erro é conhecido como classificação cruzada.
Conforme Dodebei (2002, p. 82-83):
O princípio da completude - divisão do conceito deve ser completa, adequada e ordenada por complexidade crescente, isto é, enumerar todas as espécies de que o gênero se compõe, do simples ao complexo ou do abstrato ao concreto.
O princípio da irredutibilidade - a divisão deve garantir que a cada dedução conceitual os conteúdos sejam irredutíveis entre si, isto é, não se deve enumerar mais do que os elementos verdadeiramente distintos entre si, de maneira que nenhum esteja compreendido no outro.
O princípio da mútua exclusividade - para cada derivação conceitual deve-se usar apenas uma característica do conceito.
Segundo Vieira (2014, p. 70):
Modulação, que são as subdivisões menores e sucessivas e de suma importância no momento da divisão de uma classe.
Gab. A
Segundo Piedade (1983, p. 18):
"O emprego de uma característica deve ser consistente e exaustivo, antes que outro princípio de divisão possa ser empregado. Em outras palavras, deve-se aplicar uma só característica de cada vez para subdividir todos os membros de uma classe, sem omissão de nenhum deles, antes de pensar numa segunda característica. (...)
"O emprego simultâneo de mais de uma característica resulta no que se denomina classificação cruzada, quando as classes não são mutuamente exclusivas. (...)
"Uma classificação cruzada, que oferece mais de um lugar para um assunto específico e deixa de indicar claramente como devem ser empregadas as suas divisões, apresenta um dos mais sérios defeitos, porque destrói a principal finalidade da classificação, isto é, reunir as 'coisas' semelhantes. No caso de classificações destinadas a agrupar documentos, as classificações cruzadas não permitem localizar a informação procurada de modo rápido e exato."