SóProvas


ID
2952214
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Qual fenômeno está associado a regiões áridas e semiáridas, má distribuição das chuvas, drenagem deficiente, formação geológica local e uso inadequado dos solos na produção agrícola?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

     

    A salinização é o efeito da concentração de sais na superfície do solo, devido, entre outras coisas, pelos fatores citados na questão.

    A expressão-chave é drenagem deficiente, já que é a drenagem deficiente que promove a salinização, mesmo que haja uma boa quantidade de água precipitada no local.

  •  Elimina-se a e b, restando dúvidas quanto aos demais:

    Caso menciona-se somente e uso inadequado dos solos na produção agrícola poderia sugerir a compactação;

    Se falasse somente em regiões áridas e semiáridas, má distribuição das chuvas, drenagem deficiente poderia inferir quanto a desertificação.

    Como o processo de salinização envolve todos os processos citados, cabível essa alternativa. 

  • a salinização é um exemplo de erosão química. Pq vcs excluíram essa?

  • Eu marquei desertificação, porém com uma pesquisa rápida, eis a diferença:

    Salinização é a concentração de sais, provocada pela vapotranspiração máxima ou intensa, principalmente em locais de climas tropicais áridos ou semiáridos, onde normalmente existe drenagem ineficiente.

    Desertificação é o fenômeno que corresponde ao empobrecimento e diminuição da umidade em solos arenosos, localizados em regiões de clima subúmido, árido e semiárido. O termo é utilizado para a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade humana.

  • Naturalmente, os recursos hídricos (exceto as águas das chuvas) possuem uma certa quantidade de sais minerais presentes na forma de diferentes íons, todos eles muito importantes tanto para os solos quanto para o consumo humano. O problema é que, quando o índice de evaporação é muito elevado, a água passa para o estado gasoso, enquanto os sais minerais não, o que provoca o seu acúmulo excessivo nos solos e causa o problema da salinização.

    Em regiões de climas árido ou semiárido, essa ocorrência é muito comum, pois além da taxa de evaporação ser muito elevada, há pouca quantidade de chuvas que teriam a função de “lavar” os solos e diminuir a concentração de sais. Não por acaso, as taxas de desertificação são acentuadas em regiões com esse tipo climático.