SóProvas


ID
2954893
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa e bastante comum na infância, a qual cursa com uma viremia que provoca vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas. Essa descrição refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • sarampo

  • RUBÉOLA

    A rubéola é uma infecção leve comum da infância que pode, contudo, ter consequências devastadoras para bebês infeccionados antes do nascimento. Uma mulher infectada nas primeiras 16 semanas (em particular nas primeiras oito a dez semanas) de gravidez com frequência passa a infecção ao feto.Os sintomas da rubéola começam aproximadamente 14 a 21 dias após a infecção. Os adultos e algumas crianças sentem um leve mal-estar por alguns dias, acompanhado por febre baixa e irritação nos olhos. Entretanto, na maioria das crianças, o primeiro sinal é a erupção cutânea característica.

    SARAMPO

    CORRETA

    ERITEMA INFECCIOSO

    O eritema infeccioso, que costuma ser chamado de quinta doença, é causado pelo parvovírus humano B19 e costuma ocorrer durante os meses da primavera, com frequência em surtos geograficamente limitados entre crianças, principalmente em crianças em idade escolar. A infecção é disseminada principalmente pela inspiração de gotículas expelidas por uma pessoa infectada; assim, a infecção tende a disseminar entre pessoas que moram juntas.Os sintomas do eritema infeccioso começam cerca de quatro a catorze dias após a infecção, mas muitas crianças não apresentam nenhum. Contudo, algumas apresentam febre baixa e se sentem levemente doentes com dor de cabeça e corrimento nasal por alguns dias. Vários dias depois, as crianças desenvolvem bochechas vermelhas que costumam dar a impressão de que elas levaram um tapa, assim como uma erupção cutânea, especialmente nos braços, nas pernas e no tronco, mas em geral não nas palmas das mãos ou nas solas dos pés. 

    ESCARLATINA

    a escarlatina é uma quadro provocado pelas toxinas produzidas pela bactéria Streptococcus pyogenes durante um episódio de amigdalite ou faringite. Ela ocorre com mais frequência em crianças em idade escolar, mas pode infectar adultos também. Aescarlatina costuma se manifestar clinicamente com dor de garganta, febre e erupções avermelhadas na pele (rash cutâneo).