SóProvas


ID
2954911
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dermatite cercariana é uma manifestação clínica característica da seguinte doença:

Alternativas
Comentários
  • Fase inicial

    Penetração das cercarias através da pele. Predominam as manifestações alérgicas, sendo mais intensas nos indivíduos hipersensíveis e nas reinfecções. Além das alterações dermatológicas, ocorrem também manifestações gerais devido ao comprometimento em outros tecidos e órgãos.

    • Formas agudas -

    Assintomática – a maioria dos portadores não apresenta sintomas da doença e pode ainda ser confundida com outras doenças da infância, quando ocorre, em geral, o primeiro contato com os hospedeiros intermediários da esquistossomose. Às vezes, é diagnosticada nas alterações encontradas nos exames laboratoriais de rotina (eosinofilia e ovos viáveis de S. mansoni nas fezes). -

    Sintomática – após a infecção, ocorrem manifestações pruriginosas na pele, semelhantes a picadas de inseto e eczema de contato, que podem durar até 5 dias após a infecção, conhecidas como dermatite cercariana. A febre de Katayama pode ocorrer após 3 a 7 semanas de exposição. É caracterizada por alterações gerais que compreendem: linfodenopatia, febre, cefaleia, anorexia, dor abdominal e, com menor frequência, o paciente pode referir diarreia, náuseas, vômitos e tosse seca. Ao exame físico, pode ser encontrado hepatoesplenomegalia. O achado laboratorial de eosinofilia elevada é bastante sugestivo, quando associado a dados epidemiológicos.

    Fonte: Guia de vigilância ministério da saúde(2014)

    '' A dor é passageira,mas a glória é eterna.''

    AVANTE GUERREIROS

  • LETRA B

    ESQUISTOSSOMOSE MÂNSONICA

    Fase aguda: Dermatite cercariana e Febre Katayama ou esquistossomose aguda

    Fase crônica:

    I intestinal

    II hepatointestinal

    III Hepatoesplenica compensada

    IV Hepatoesplenica descompensada

  • GABARITO D