SóProvas


ID
2957239
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Craíbas - AL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os parâmetros para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (CFESS, 2010) estabelecem um dos eixos de atuação, investigação, planejamento e gestão, como um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da gestão democrática e participativa e se concretiza por meio de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Considera-se importante a inserção dos assistentes sociais nos espaços de gestão e planejamento e a realização de investigação, tendo como diretriz o projeto ético-político profissional, com vistas às seguintes ações:

    ? elaborar planos e projetos de ação profissional para o Serviço Social com a participação dos assistentes sociais da equipe;

    ? contribuir na elaboração do planejamento estratégico das instituições de saúde, procurando garantir a participação dos usuários e demais trabalhadores da saúde inclusive no que se refere à deliberação das políticas;

    ? participar da gestão das unidades de saúde de forma horizontal, procurando garantir a inserção dos diversos segmentos na gestão; entre outros.

    ? Referência: http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • A Questão quer : eixos de atuação, investigação, planejamento e gestão.

    A)organizar campos de estágio, supervisão de estagiários, bem como a criação e/ou participação nos programas de residência multiprofissional e/ou uniprofissional e a preceptoria dos residentes; estabelecer articulação com as unidades acadêmicas.

    (ASSESSORIA, QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL).

    B)responder às reclamações com relação à qualidade do atendimento e/ou ao não atendimento (relações com a equipe, falta de medicamentos e exames diagnósticos, ausência de referência e contrarreferência entre outros).

    Isso é o q a equipe interdisciplinar acha q o assistente social deve fazer.

    C)montar processos e preencher formulários para viabilização de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), medicação de alto custo e fornecimento de equipamento, bem como a dispensação destes.

    Isso é o q a equipe interdisciplinar acha q o assistente social deve fazer.

    O TFD é responsabilidade do gestor do SUS.

    D)elaborar planos e projetos de ação profissional para o Serviço Social; participar da gestão das unidades de saúde; elaborar o perfil e as demandas da população usuária.

    E)emitir declaração de comparecimento na unidade quando o atendimento for realizado por quaisquer outros profissionais que não o Assistente Social.

    Isso é o q a equipe interdisciplinar acha q o assistente social deve fazer.