SóProvas


ID
295747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Quanto a recursos e a outros meios de impugnação das decisões
judiciais, julgue os itens que se seguem.

No recurso especial, não é possível o novo exame da prova da causa, ou seja, a formação de nova convicção sobre os fatos, pois tal recurso tem âmbito restrito, permitindo apenas o reexame da solução que pode ter violado a lei federal.

Alternativas
Comentários
  • Sum. 7 STJ:  A PRETENSÃO DE SIMPLES REEXAME DE PROVA NÃO ENSEJA RECURSO ESPECIAL.

  • CORRETA.


    Em grau de recurso nunca se analisa novamente a prova, o mérito é, em regal, interpretação legal.
  • Ouso discordar do gabarito.

    A primeira parte da questão está correta, pois "No recurso especial, não é possível o novo exame da prova da causa, ou seja, a formação de nova convicção sobre os fatos, pois tal recurso tem âmbito restrito".

    Mas a segunda parte, a meu ver, deve ser considerada incorreta.
    Isso porque o Resp nao permite apenas o reexame da solução que pode ter violado a lei federal, mas sim todas as hipóteses previstas no art. 105, III CF;

    III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida:

    a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência;

    b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal;

    c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

     

  • Concordo com o colega acima, marquei como errada pelo simples fato de eu ter lembrado do caso de "violação a TRATADO". Parte final da questão COMPLETAMENTE ERRADA: "permitindo APENAS o reexame da solução que pode ter violado a lei federal.".
  • Essa questão deve ter sido anulada, nao é possível, pois realmente concordo com os colegas acima, o simples da lei mencionar também o tratado já torna a questão ERRADA.
  • Considero o gabarito correto.

    A questão não está limitando as hipóteses do art. 105, III, da CF.
    ...que pode ter violado a lei federal.
    ou poderia estar escrito.
    ... que pode ter violado tratado.

    O "apenas" está se referindo ao reexame da solução.
    ...permitindo apenas o reexame da solução...
  • Nao entnedi. A questão fala '..não é possível o novo exame da prova da causa, ou seja, a formação de nova convicção sobre os fatos,..'
    Isto é NÃO É POSSÍVEL o novo exame da prova da causa, ou seja, NÃO É POSSÍVEL a formação de nova convcção sobre os fatos.. mas pessoal o objetivo de recurso não é esse? que a materia no processo original seja analisada por OUTRA PESSOAS que podem ter uma convicção diferente dos fatos?
    A assertiva fala que isso não é possivel pelo recurso, por consequencia marquei a questoa com ERRADA e errei. Alguém pode me ajudar?
  • Sobre este tema vale ressaltar:

    Dizem as Súmulas 279 do Supremo Tribunal Federal e 7 do Superior Tribunal de Justiça1 que  recursos extraordinários e especiais não permitem o reexame de prova. Ocorre que a doutrina e os tribunais têm tido dificuldades em precisar esse conceito.
    O conceito de reexame de prova deve ser atrelado ao de convicção, pois o que não se deseja permitir, quando se fala em impossibilidade de reexame de prova, é a formação de nova convicção sobre os fatos.Não se quer, em outras palavras, que os recursos extraordinário e especial viabilizem um juízo que resulte da análise dos fatos a partir das provas.

    Acontece que esse juízo não se confunde com aquele que diz respeito à valoração dos critérios jurídicos respeitantes à utilização da prova e à formação da convicção. É preciso distinguir reexame de prova de aferição: i) da licitude da prova; ii) da qualidade da prova necessária para a validade do ato jurídico ou iii) para o uso de certo procedimento, iv) do objeto da convicção, v) da convicção suficiente diante da lei processual e vi) do direito material; vii) do ônus da prova; viii) da idoneidade das regras de experiência e das presunções, ix) além de outras questões que antecedem a imediata relação entre o conjunto das provas e os fatos, por dizerem respeito ao valor abstrato de cada uma das provas e dos critérios que guiaram os raciocínios presuntivo, probatório e decisório.

    Fonte:Marinoni.

  • Questão que gera ambiguidade, passível de recurso. Por favor, quem sabe interpretar texto, questione.