SóProvas


ID
29587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As migrações aparecem como característica permanente
da espécie humana. Max Sorre afirma que a mobilidade é a lei que
rege todos os grupos humanos, portanto, o estudo da circulação
ocupa lugar importante na Geografia Humana. Nele está inserida
a discussão das raças e a das miscigenações, levando à definição
das etnias.

A. Damiani. População e Geografia. São Paulo: Contexto, 2006, p. 51 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A abertura de fronteiras à entrada de migrantes é uma realidade em determinados países desenvolvidos, dada a carência de mão-de-obra em setores das atividades econômicas.

Alternativas
Comentários
  • Austrália e Canadá tem programas para receber imigrantes, avaliando itens como idade, nível educacional e área de especialização. Quem trabalha em áreas em que há carência de mão de obra é melhor avaliado e tem mais chances de receber a autorização para imigrar.
  • Um exemplo do que o colega citou é a "migração de cérebros"
    Pessoas que adquiriram avançada qualificação técnico/científica em um país em desenvolvimento, que conseguem se fixar com mais facilidade em países como Canadá.

    O Canadá ganha duplamente, economizou nos custos de formação dessa pessoa (que correram por conta do país em desenvolvimento) e adquire um indivíduo altamente qualificado para geração de ganhos econômicos.

    Quem não conhece, ou ouviu falar de alguém aqui no Brasil que cursou até o mestrado e após fazer o doutorado no exterior, continuou morando e trabalhando lá?

    Bons estudos,
  • A Dra. Dra. h. c. Bertha Becker costuma utlizar mais a expressão "evasão de cérebros" do que fuga. 
  • Complementando os comentários dos colegas.

    Alem da evasão de cérebros temos também um exemplo notável dos indianos que vão para os Estados Unidos. Eles representam a maior parte dos vistos de alta capacitação.

    Fuga de cérebros da China para os EEUU também é um fator relevante, sobretudo nestes últimos anos. Afinal, este ano de 2017, o fluxo de chineses é ainda maior que o de mexicanos para os EEUU, ainda que, o número acúmulado de hispânicos seja, ao menos, 4,5 vzes maior.

  • Prezados: entendo que a migração de cérebros não entra na vala comum, de suprir a mão de obra. Perguntemos para o Trump se ele aceitaria, de boa, receber todos os engenheiros brasileiros da Embraer? 

  • Acho que em 10 anos muita coisa mudou.

  • À época da elaboração da questão está correto o entendimento do item. Todavia, na data de hoje o item está ERRADO decorrente do crescimento do nacionalismo, xenofobia e o fortalecimento do recrusdescimento das fronteiras em grande parte dos países desenvolvidos, ilustrados no crescimento da extrema-direita no mundo contemporâneo.

  • DANILLO, EU PENSO DIFERENTE DE VC. VC FOI CORRETO NO QUE DISSE, PORÉM A QUESTÃO NÃO GENERALIZA, CITANDO "DETERMINADOS PAÍSES DESENVOLVIDOS". A DESPEITO DE TUDO Q VC DISSE, QUE DE FATO ACONTECE EM MUITOS PAÍSES, VC NÃO PODE ESQUECER QUE DEVIDO AO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO DA EUROPA OCIDENTAL E NÓRDICA COMO UM TODO, FAZ-SE NECESSÁRIA A IMPLEMENTAÇÃO DA IMIGRAÇÃO MORMENTE NO QUE SE REFERE A MÃO DE OBRA. SUECIA, NORUEGA e ALEMANHA SÃO BONS EXEMPLOS.

  • Eu também, hoje, colocaria como Errada.

  • Hoje esta assertiva precisaria de complementos para ter como respondê-la.

  • em 10 anos tudo mudou, mds.

  • O pessoal está dizendo que atualmente esta sentença estaria incorreta, mas vejam bem, os Estados Unidos, por exemplo, ainda é o país que recebe mais estrangeiros do mundo, sendo que a maioria são de imigrantes legais com qualificação profissional para setores que têm desfalque de pessoal qualificado, o que é exatamente o que é dito na questão. Além disso, vários paises europeus, como Alemanha e França, também recebem forte imigração, até mais branda que a dos EUA.

  • Essa questão na minha opinião estaria errada. Em um país desenvolvido existem tecnologias, no caso das indústrias por exemplo, as máquinas são em sua maioria robotizadas que produzem muito mais que o trabalhador humano e em menos tempo. Tudo isso diminuiria a mão-de-obra, e não necessitaria dela como afirma a questão.