Cabo par trançado – Um par trançado consiste em dois fios de cobre encapados, que em geral tem cerca de 1 mm de espessura. Quando os fios são trançados, as ondas de diferentes partes dos fios se cancelam o que significa menor interferência.
Categoria 3 – São mais antigos que os de categoria cinco, usam o mesmo conector e apresentam mais voltas no trançado, apresentando um melhor qualidade por distâncias maiores.
Categoria 5 – Consiste em dois fios isolados e levemente trançados. Quatro pares desse tipo normalmente são agrupados em uma capa plástica para proteger os fios e mantê-los juntos. Ethernet 100 Mpbs usa dois pares, enquanto Ethernet 1 Gpbs usa todos os quatro pares.
Categoria 6 – Possuem especificações mais rígidas para lidar com sinais de larguras de banda maiores, apresentam sinais de 500 MHz e podem aceitar enlaces de 10 Gpbs.
Categoria 7 – Possuem uma blindagem nos pares de fios individuais e também ao redor do cabo inteiro (dentro da capa plástica protetora). A blindagem reduz a suscetibilidade à interferência externa e linha cruzada com outros cabos vizinhos, atendendo às especificações de desempenho exigidas.
Redes de computadores, 5° ed, Tanebaum