SóProvas


ID
2960488
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto à conceituação de recursos humanos (RH), às funções do administrador de RH e ao recrutamento, à seleção, ao treinamento e ao desenvolvimento de pessoas, julgue o item.


O treinamento e desenvolvimento (T&D) de pessoal trata da aprendizagem no nível individual, isto é, de como as pessoas aprendem e se desenvolvem, enquanto o desenvolvimento organizacional é o estrato mais amplo e abrangente e se refere a como as organizações aprendem e se desenvolvem por meio da mudança e da inovação.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Correto

    A primeira diferença que devemos entender entre o treinamento e o desenvolvimento é o espaço temporal. Ou seja, o treinamento é voltado para as tarefas e atividades atuais do funcionário. Dessa maneira, é focado no presente.

    Já o desenvolvimento é focado no futuro. Assim, se preocupa com as habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários futuramente. Entretanto, tanto o treinamento quanto o desenvolvimento são processos de aprendizagem.

    Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos

  • Treinamento e Desenvolvimento sentido estrito: Foco no indivíduo.

    Treinamento e Desenvolvimento sentido amplo: Engloba o desenvolvimento organizacional. O que a organização faz para reter o conhecimento de seus profissionais e alcançar melhores práticas?

  • CERTO.

    TREINAMENTO DE PESSOAS - Programa curto prazo / Cargo / Presente / Resultado imediato.

    DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - Programa médio prazo / Carreira (cargos futuros) / Resultado mediato.

    DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - Programa longo prazo / Mudança planejada / Inovação.

    Professora. Giovanna Carranza.

  • GABARITO: CERTO

    COMPLEMENTANDO:

    TREINAMENTO: Forma de adequar a pessoa em seu cargo; tem foco em ações presentes ou em atividades desempenhadas diariamente pelo profissional. Visa a melhoria ou a capacitação das atividades atuais do cargo. A tarefa é presente, é mensurável. Cabe lembrar que é orientado para o cargo.

    DESENVOLVIMENTO:  O objetivo não é preparar o profissional para seu cargo atual, mas para situações que possam acontecer. O foco está em desenvolver competências futuras para tarefas futuras, é orientado para a pessoa.