-
Informo-lhe.
-
Informo-lhe
+
(...) que se FIZEREM necessárias
-
GABARITO: ERRADO
Eu acredito que a transitividade do verbo informar esteja correta, pois o verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.
Portanto, informo-lo de que, sendo "lo" objeto direto e "de que..." objeto indireto está correto.
ERRO: Informo‐lo de que sua solicitação foi devidamente encaminhada ao setor de pagamento deste Conselho para as providências que se fazerem necessárias. O correto é FIZEREM.
-
Informo‐LHE de que sua solicitação...... esta construção esta errada, visto que possui dois objetos indiretos...
O único comentário correto é da Jamila Ibrahim :)
-
Vlw, Jamila!
Quanto à transitividade do verbo INFORMAR eu estava por dentro; daí marquei como correta a assertiva. Não sabia quanto ao verbo FAZER.
-
O pronome oblíquo átomo -lo só é utilizado no final das conjugações terminadas em -r, -s e -z, suprimindo a terminação verbal.
fiz + o = fi-lo
fazeis + o = fazei-lo
dizer + a = dizê-la
-
Vi comentários sobre a conjugação informo-lo está correta.
Essa conjugação não existe, pessoal.
Há vários erros no período, inclusive um deles é o informo-lo.
Realmente o verbo na oração é VTDI, mas deveria ser, "Informo-lhe que sua solicitação..."
Neste caso, quem informa, informa algo (VTD) a alguém (VTI).
É muito importante analisar a transitividade do verbo e estar atento caso a caso. Observando, obviamente, a sintaxe, mas não deixando de lado a semântica em cada construção.
-
Informo‐lo de que sua solicitação foi devidamente encaminhada ao setor de pagamento deste Conselho para as providências que se FIZEREM necessárias.
-
Acho que foi mal elaborada, o que pegaria mais era o informo-lo, muita gente acertou errando.
-
Esta questão exige do
candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na
correspondência oficial.
O trecho apresentado neste item possui
2 erros:
- o 1º é referente ao emprego do pronome "lo" em "Informo‐lo". Tendo em vista que o verbo informar é bitransitivo, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa. Assim, com base apenas nessa regra, o emprego de tal pronome estaria correto. Entretanto, de acordo com a regra de uso do pronome oblíquo átono, -lo só pode ser usado em verbos que terminam em -r, -s e -z. Sendo assim, o correto é Informo-o de que ou ainda Informo-lhe que;
- o 2º erro diz respeito à flexão do verbo fazer. Tendo em vista que ele deve ser empregado na 3ª pessoa do plural do futuro do subjuntivo, o correto é fizerem. "Fazerem" está no infinitivo pessoal.
Gabarito do professor:
ERRADO.