-
CPC 09
11. Existem, todavia, diferenças temporais entre os modelos contábil e econômico no cálculo do valor adicionado. A ciência econômica, para cálculo do PIB, baseia-se na produção, enquanto a contabilidade utiliza o conceito contábil da realização da receita, isto é, baseia-se no regime contábil de competência. Como os momentos de realização da produção e das vendas são normalmente diferentes, os valores calculados para o PIB por meio dos conceitos oriundos da Economia e os da Contabilidade são naturalmente diferentes em cada período. Essas diferenças serão tanto menores quanto menores forem as diferenças entre os estoques inicial e final para o período considerado. Em outras palavras, admitindo-se a inexistência de estoques inicial e final, os valores encontrados com a utilização de conceitos econômicos e contábeis convergirão.
-
Contabilidade
Quando o estoque é produzido, é considerado como riqueza gerada pela entidade para ela própria (Receitas relativas à construção de ativos próprios), logo, remuneração própria (ou Renda).
PIB = Renda (Y) = Demanda Agregada (DA)
Economia
PIB = Demanda Agregada = C + G + I + (X-M)
Os investimentos (I) são compostos pela formação bruta de capital físico E pela variação dos estoques.
Logo, ao serem contabilizados os estoques na construção de ativos próprios (contabilidade) e na variação dos estoques (economia), estar-se-á calculando valores equivalentes, tudo o mais constante.
Se tudo é constante (C, G, X, M e FBKF constantes), exceto os estoques (Investimento variável em função dos estoques):
A variação da renda (Y) = A variação da Demanda Agregada (I=FBKF + Var. Estoques)
--> Lembrando que a renda variou, pois, o estoque representou contabilmente uma receita destinada a construição de ativos próprios.
-
Utilidade da informações geradas na DVA conforme o CPC 09:
- Analisar a capacidade de geração de valor e a forma de distribuição das riquezas de cada empresa;
- Permitir a análise do desempenho econômico da empresa;
- Auxiliar no cálculo do PIB e de indicadores sociais;
- Fornecer informações sobre os benefícios (remunerações) obtidos por cada um dos fatores de produção (trabalhadores e financiadores acionistas ou credores) e governo;
- Auxiliar a empresa a informar sua contribuição na formação da riqueza à região, Estado, país etc. em que se encontra instalada.
-
item 10: A DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar, eliminados os valores que representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB). Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período.
Economia: gera riqueza na produção, independentemente da realização (venda)
Contabilidade: gera riqueza na venda (realização), mesmo que o bem já tenha sido produzido.
Assim [...] admitindo-se a inexistência de estoques inicial e final, os valores encontrados com a utilização de conceitos econômicos e contábeis convergirão.
Gabarito Certo
-
a) com relação a idade para filiação ao RGPS no caso do APRENDIZ a partir dos 14 anos.
lembrando que a regra é de 14 a 24, salvo se o aprendiz tiver deficiência.
-
a) com relação a idade para filiação ao RGPS no caso do APRENDIZ a partir dos 14 anos.
lembrando que a regra é de 14 a 24, salvo se o aprendiz tiver deficiência.